Nova espécie de dinossauro encontrada na Gronelândia

Agência Lusa , PF
28 mar 2023, 19:27
Réplica de velociraptor (AP)

Uma nova espécie de fitossauro, um réptil parecido com um crocodilo que viveu há mais de 215 milhões de anos, foi descoberta em Jameson Land, na Gronelândia, revela um estudo divulgado esta terça-feira.

De acordo com um comunicado emitido pelos autores, o fóssil, agora identificado como da espécie “Mystriosuchus alleroq”, foi descoberto por paleontólogos de Portugal, Dinamarca e Alemanha em 2012, numa das expedições feitas à Gronelândia Oriental, região que tem sido explorada por paleontólogos desde o início do século XIX.

Segundo Octávio Mateus, professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e um dos investigadores que fizeram a descoberta, o fóssil encontrava-se num “local que continha pelo menos quatro fitossauros numa única camada de ossos, o que é raro e espetacular”.

Os fitossauros viveram como crocodilos no Triássico, em quase todos os continentes, mas, apesar das semelhanças, os répteis não são da mesma família de répteis.

De acordo com Víctor López-Rojas, estudante de doutoramento da Universidade NOVA de Lisboa e primeiro autor do estudo, os fitossauros distinguem-se dos demais répteis pelo seu “nariz retraído para a parte posterior do crânio, perto dos olhos".

Através da análise de restos dos quatro indivíduos encontrados, incluindo bebés, jovens e adultos maduros, os investigadores puderam compará-los com outros fitossauros, de modo a identificá-los como uma nova espécie, e compreender a sua ontogenia.

Para além de Víctor López-Rojas e Octávio Mateus são autores do estudo Jesper Milàn (Geomuseum Faxe), Lars B. Clemmensen (Universidade de Copenhaga), Nicole Klein (Universidade de Bona) e Oliver Wings (Museu de História Natural Bamberg).

Um espécime foi preparado na Alemanha e no Museu da Lourinhã, em Portugal, podendo ser visto no museu português e no GeoCenter MonsKlint, na Dinamarca.