Governo prolonga prazo para validar faturas após problemas no Portal das Finanças

25 fev, 12:03
Entrega do IRS começa a 1 de abril, mas data para validar faturas está prestes a terminar

Site não esteve a funcionar da melhor maneira nas últimas horas

O Governo prolongou o prazo para validar faturas por três dias, após problemas no Portal das Finanças. Assim, os contribuintes têm até esta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, para validar faturas através do Portal das Finanças ou da aplicação e-Fatura.

Em comunicado, o Ministério das Finanças adianta que "i elevado número de acessos ao e-Fatura do Portal das Finanças, que se registou ao longo do dia de ontem e que se continua a verificar durante o dia de hoje, em virtude do fim do prazo legal para a verificação e validação de faturas, provocou constrangimentos e limitações pontuais de acesso".

"O prazo para verificação e comunicação de faturas, para efeitos do IRS de 2024, foi prorrogado por três dias, podendo os contribuintes proceder à validação das respetivas faturas até ao final do dia 28 de fevereiro", lê.se na nota.

Assim, prazo para garantir que todas as faturas de 2024 são corretamente contabilizadas para efeitos de dedução no IRS foi prolongado e "a funcionalidade de verificação e comunicação de faturas irá permanecer disponível no Portal das Finanças e na app e-Fatura até ao final do mês de fevereiro".

Na segunda-feira, o portal do e-fatura esteve instável, com vários utilizadores que não conseguiam aceder ao portal. Mesmo quem conseguia aceder, nem sempre conseguia completar a validação das faturas e aparecia uma mensagem de erro: "Por motivos de ordem técnica não é possível responder ao seu pedido. Por favor tente mais tarde". A instabilidade manteve-se esta terça-feira.

Governo

Mais Governo
IOL Footer MIN