SNS apaga publicação sobre recomendação da DGS baseada em "mito"

CNN Portugal , BCE
12 ago 2022, 14:11

Em declarações à CNN Portugal, a médica Sofia Baptista confirmou que esta recomendação não tem evidências científicas que a comprovem

A conta oficial no Twitter do Serviço Nacional de Saúde (SNS) retirou a publicação sobre uma recomendação da Direção-Geral da Saúde (DGS) para prevenir afogamentos durante a época balnear.

Na publicação, recomendava-se aos portugueses que após uma refeição esperassem "duas a três horas antes de entrar na água".

Publicação da conta do SNS no Twitter com recomendação da DGS baseada em mito

Vários utilizadores criticaram a divulgação desta informação, e, em declarações à CNN Portugal, a médica Sofia Baptista confirmou que esta recomendação não tem evidências científicas que a comprovem.

“Trata-se de um dos raríssimos casos em que as mães não têm razão. A crença enraizada por gerações de que não se devia nadar após comer, devendo aguardar-se cerca de três horas, é um mito, isto é, não é sustentado por evidência científica", explica a correspondente médica da CNN Portugal.

Contudo, tal "como todos os mitos", este “tem por base determinado racional”: “A explicação dada era de que após comer iniciamos o processo de digestão - o estômago e o intestino requerem um aporte adicional de fluxo sanguíneo. Tal é verdade, mas não impede que, por exemplo, os nossos músculos recebam o fluxo sanguíneo necessário para darmos umas agradáveis braçadas."

Ou seja, "se estamos a falar de nadar por recreação não há problema”, diz. No entanto, “se formos fazer natação ou exercício vigoroso, se formos entrar em água gelada ou se fizemos uma refeição muito pesada, aí seria melhor aguardar algum tempo, diria uma hora, porque existe maior risco de desconforto, incluindo cãibras musculares", ressalva, por fim.

Relacionados

Saúde

Mais Saúde

Mais Lidas

Patrocinados