Covid-19: já há 34 casos da variante Ómicron em Portugal

CNN , MJC
3 dez 2021, 21:41
Centro de vacinação na FIL em Lisboa

Incidência e R(t) continuam a aumentar em todo o país. Segundo o Relatório de Monitorização das Linhas Vermelhas. A mortalidade também apresenta uma tendência crescente

Até às 18.00  desta sexta-feria estavam identificados um total de 34 casos da variante Ómicron, revela o Relatório de Monitorização das Linhas Vermelhas da Direção-Geral de Saúde e do Instituto Ricardo Jorge.

"Estes casos incluem os casos sequenciados para a variante Ómicron e os casos nos quais foram identificadas mutações específicas, fortemente preditores da variante Ómicron. De momento, estes casos foram assintomáticos ou apresentaram sintomas ligeiros, não tendo ocorrido internamentos ou óbitos", lê-se no relatório.

A situação epidemiológica da variante Ómicron encontra-se ainda em evolução e investigação, sublinha o texto.

Até agora, foram identificados 30 casos confirmados de infeção por SARS-CoV-2 relacionados com o surto da Belenenses SAD, dos quais 28 casos foram sequenciados ou são fortemente preditores da variante Ómicron (através da identificação de mutações específicas), e dois casos ainda aguardam o resultado quanto à identificação da variante.

Ainda na região de Lisboa e Vale do Tejo, foi identificado um caso fortemente preditor da variante Ómicron, com história de viagem recente a África do Sul. Na região Centro, foram identificados, em três situações distintas, sete casos confirmados de infeção por SARS-CoV-2, dos quais cinco casos são fortemente preditores da variante Ómicron, e dois casos aguardam o resultado quanto à identificação da variante.

Incidência e R(t) a aumentar em todo o país

De acordo com o Relatório das Linhas Vermelhas, o número de novos casos de infeção por SARS-CoV-2 / COVID-19, por cem mil habitantes, acumulado nos últimos 14 dias, foi de 386 casos, com tendência fortemente crescente a nível nacional.

No grupo etário com idade superior ou igual a 65 anos, o número de novos casos de infeção por cem mil habitantes, acumulado nos últimos 14 dias, foi de 253 casos, com tendência fortemente crescente a nível nacional.

O R(t) apresenta valor igual ou superior a 1, indicando uma tendência crescente da incidência de infeções por SARS-CoV-2 a nível nacional (1,13) e em todas as regiões. A manter esta taxa de crescimento, a nível nacional, estima-se que o limiar de 480 casos em 14 dias por cem mil habitantes possa ser ultrapassado em menos de 15 dias.

O número de casos de covid-19 internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) no continente revelou uma tendência fortemente crescente, correspondendo a 50% (na semana anterior foi de 40%) do valor crítico definido de 255 camas ocupadas.

A mortalidade específica por covid-19 (17 óbitos em 14 dias por um milhão habitantes) apresenta uma tendência crescente. Esta taxa de mortalidade revela um impacto moderado da pandemia na mortalidade.

"A análise dos diferentes indicadores revela uma atividade epidémica de SARS-CoV-2 de intensidade elevada, com tendência fortemente crescente a nível nacional", conclui o relatório. "A pressão nos serviços de saúde e o impacto na mortalidade são moderados, mas com tendência crescente. A emergência de uma nova variante de preocupação (Ómicron), suporta a necessidade de reforçar a vigilância epidemiológica, virológica e do controlo de fronteiras em Portugal, até serem conhecidas mais informações".

Relacionados

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados