O dia de todas as decisões: este sábado há campeão nacional feminino

CNN Portugal , MTR
11 mai, 09:30
Sporting-Benfica Taça da Liga feminina (Foto: António Cotrim/LUSA)

Benfica parte com dois pontos de vantagem em relação ao Sporting na tentativa de alcançar um inédito tetracampeonato

Este sábado joga-se a última jornada da Liga BPI (Campeonato Nacional Femenino), que decide quem será coroado como novo campeão nacional. O Benfica é líder isolado, com 53 pontos em 21 jogos disputados, e em segundo lugar está o Sporting que, atualmente, conta com menos dois pontos em relação ao líder com os mesmos 21 jogos.

O Benfica depende apenas de si próprio para conquistar aquele que seria um inédito tetracampeonato (quarto título consecutivo) e entra em campo às 14:00 frente ao terceiro classificado e recém promovido da Segunda Liga, Racing Power, que nesta altura tem menos dez pontos que o líder. 

Os forasteiros já são considerados um fenómeno no futebol feminino, tendo apenas começado a competir na época 2020/2021. Recentemente conseguiram ascender ao patamar mais alto do futebol feminino. O investimento avultado da marca de bebidas energéticas RPower Energy Drink no clube é apontado como um dos grandes fatores que contribuem para a ascensão metéorica da equipa que conta com João Marques, ex-treinador das águias, como técnico principal.

O Benfica, que conquistou recentemente a Taça da Liga frente ao Sporting, vem de uma série de três jogos consecutivos a vencer e quatro sem perder. A equipa encarnada conta com um registo de apenas cinco derrotas em 45 jogos esta temporada. Está ainda há oito jogos sem perder (a melhor série da temporada) e vem de duas vitórias consecutivas. 

Citada pelo site do clube, Filipa Patão, treinadora do Benfica garantiu que a equipa está preparada. "Sabemos que vai ser um jogo difícil. O Racing Power é uma equipa muito competente, tem-no demonstrado ao longo da época pelos pontos que tem ganho às equipas que estão nos lugares cimeiros. Portanto, é uma equipa que, com toda a certeza, vai querer vir aqui dificultar ao máximo e retirar pontos ao Benfica.” As duas equipas defrontaram-se apenas uma vez, tendo o jogo terminado com um empate a uma bola. Vão ainda disputar a final da Taça de Portugal dia 19 de maio às 17:15, no jogo que encerra oficialmente a temporada.

Onze provável do Benfica (3x4x3): Lena Pauels; Laís Araújo, Carole Costa, Ana Seiça; Catarina Amado, Andreia Faria, Andreia Norton, Lúcia Alves; Anna Gasper, Chandra Davidson, Kika Nazareth 

Onze provável do Racing Power (4x3x3): Michaeley Bihina; Beatriz Rodrigues; Jenna Tivnan, Lucia Lobato, Babi; Sini Laaksonen, Vanessa Marques, Gerda Konst; Evy Pereira, Jenny Vetter, Mercy Idoko

Por sua vez, o Sporting dá o pontapé de saída naquele que é o seu jogo decisivo do campeonato contra o Damaiense, quarto classificado com 37 pontos. Este é também um jogo importante para o adversário do Sporting, que conta com uma vantagem magra de apenas um ponto em relação ao quinto classificado, Sporting de Braga.

O Damaiense recebe o Sporting quando vive a melhor série no campeonato, com seis jogos consecutivos sem perder e apenas uma derrota nos últimos oito jogos. O Sporting vem de uma vitória na jornada passada frente ao Ouriense na ressaca da derrota na final da Taça da Liga frente ao Benfica. 

Os leões têm uma vantagem clara em relação ao Damaiense no que toca a confrontos diretos, contando com cinco vitórias e dois empates das sete vezes que as duas equipas se defrontaram.  

Em conferência de imprensa, Mariana Cabral, treinadora do Sporting admite a dificuldade do desafio que a sua equipa tem pela frente: “Chegamos ao derradeiro jogo da época ainda com a possibilidade de sermos campeãs. Quem tiver mais pontos é sinal de que foi mais competente nesta caminhada, que é muito longa, com muitos jogos. Vamos estar focadas no nosso trabalho, que é ganhar o nosso jogo, que será nada fácil. O resto logo se vê, esperamos ter um bocadinho de sorte”.

Sofia Oliveira, comentadora da CNN Portugal, realça a qualidade de Benfica e Sporting, destacando que sempre que se defrontaram ao longo da temporada "deram bons espetáculos, são duas equipas muito equilibradas e competitivas". Em relação às principais diferenças entre os dois clubes afirma que "o Benfica tem mais soluções, um plantel com maior profundidade quando comparado com o Sporting e fez uma aposta maior em termos financeiros, enquanto que o Sporting, que também tem um plantel de grande qualidade, aposta mais na formação". Sobre o desfecho da competição considera "sem grandes dúvidas que a probabilidade cai para o lado do Benfica", que segundo a comentadora conta com a "melhor jogadora do Campeonato Nacional", Kika Nazareth.

Onze provável do Sporting (3x4x3): Hannah Seabert; Rita Fontemanha, Mariana Rosa, Alícia Correia; Joana Martins, Brenda Pérez, Claúdia Neto, Fátima Dutra; Olivia Smith, Ana Capeta, Maiara Niehues

Onze provável do Damaiense (3x4x3): Adriana Rocha; Inês Matos, Madalena Fernandes, Ana Assucena; Daniela Santos, Raquel Ferreira, Beatriz Cameirão, Darya Rajaee; Marta Ferreira, Melany Fortes, Lidiane

Relacionados

Benfica

Mais Benfica

Mais Lidas

Patrocinados