Quer reduzir o risco de demência? Comece a contar os passos

CNN , Sandee LaMotte
10 set, 10:00
Caminhada

Quer reduzir o risco de demência? Arranje um contador e comece a contar os passos que dá. Precisará de dar entre 3800 e 9800 passos por dia para reduzir o risco de declínio mental, segundo um novo estudo.

As pessoas com idades entre os 40 e os 79 anos que deram 9826 passos por dia tiveram 50% menos probabilidade de desenvolver demência no espaço de sete anos, segundo o estudo. Além disso, as pessoas que andavam com "um propósito", ou seja, a um ritmo superior a 40 passos por minuto, conseguiram reduzir o risco de demência em 57% com apenas 6315 passos por dia.

“É uma atividade de caminhada rápida, como quando temos pressa”, disse o coautor do estudo Borja del Pozo Cruz, professor adjunto da Universidade do Sul da Dinamarca, em Odense, e investigador sénior das ciências da saúde da Universidade de Cádiz, em Espanha.

Mesmo as pessoas que deram aproximadamente 3800 passos por dia, a qualquer velocidade, reduziram o risco de demência em 25%, segundo o estudo.

“Isso seria suficiente, no início, para os indivíduos sedentários”, disse del Pozo Cruz.

“Na verdade, é uma mensagem que os médicos podem usar para motivar os idosos muito sedentários. Quatro mil passos são fáceis de dar para muitos, mesmo para aqueles que estão menos aptos ou que não se sentem muito motivados”, acrescentou. “Talvez os indivíduos mais ativos e em forma devam apontar para os 10 mil, onde se observam os efeitos máximos.”

Mas havia um resultado ainda mais interessante no estudo, segundo um editorial intitulado “Is 112 the New 10 000?” publicado no JAMA Neurology.

A maior redução no risco de demência - 62% - foi alcançada por pessoas que caminharam a um ritmo muito rápido de 112 passos por minuto durante 30 minutos do dia. As pesquisas anteriores consideravam os 100 passos por minuto (4,3 quilómetros por hora) como um nível de intensidade “rápido” ou moderado.

O editorial argumenta que os indivíduos que procuram reduzir o risco de demência se devem concentrar no ritmo da caminhada ao longo da distância percorrida.

“Embora os 112 passos por minuto representem uma cadência bastante rápida, '112' é concebivelmente um número muito mais fácil de controlar e menos intimidante para a maioria dos indivíduos do que '10 mil', especialmente se os mesmos indivíduos forem fisicamente inativos ou subativos”, escreveram os investigadores da Doença de Alzheimer, Ozioma Okonkwo e Elizabeth Planalp, no editorial. Okonkwo é professor associado do departamento de Medicina do Centro de Pesquisa da Doença de Alzheimer do Wisconsin, na Universidade de Wisconsin-Madison. Planalp é uma cientista de investigação do laboratório de Okonkwo.

“Concordamos que esta é uma descoberta muito interessante”, disse del Pozo Cruz. “Achamos que a intensidade dos passos importa! Mais do que a quantidade. A tecnologia pode ser usada para rastrear não apenas o número de passos, mas também o ritmo e, portanto, este tipo de métrica também pode ser incorporado nos relógios comerciais. Serão necessárias mais pesquisas sobre isto."

Não tem um contador de passos? Pode contar o número de passos que dá em 10 segundos e depois multiplicá-lo por seis. Ou o número de passos que dá em seis segundos e multiplicá-lo por 10. Seja como for, resulta. Mas lembre-se, os passos de cada um têm comprimentos diferentes e cada pessoa tem um nível diferente de condição física. O que pode ser um ritmo acelerado para uma pessoa de 40 anos pode não ser sustentável para uma pessoa de 70 anos.

Por dentro do estudo

O estudo analisou dados de mais de 78.000 pessoas entre os 40 e os 79 anos que usavam acelerómetros de pulso. Os investigadores contaram o número total de passos de cada pessoa, por dia e, depois, classificaram-nos em duas categorias: menos de 40 passos por minuto - o que representa uma caminhada ligeira, como quando vamos de uma divisão para outra - e mais de 40 passos por minuto, ou a chamada caminhada “intencional”. Os investigadores também analisaram os melhores desempenhos - aqueles que deram mais passos em 30 minutos ao longo de um dia (embora esses 30 minutos não precisassem de acontecer na mesma caminhada).

Depois, os investigadores compararam os passos de cada pessoa com o diagnóstico de demência de qualquer tipo feito sete anos mais tarde. Depois de controlar a idade, a etnia, a educação, o sexo, a condição socioemocional e o número de dias em que usaram um acelerómetro, os investigadores também consideraram variáveis no estilo de vida como a má alimentação, o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas, o uso de medicamentos, os problemas de sono e o historial de doenças cardiovasculares.

O estudo teve algumas limitações, apontam os seus autores - foi apenas observacional, por isso não pode estabelecer uma causa e efeito direto entre caminhar e um menor risco de demência. Além disso, “a faixa etária dos participantes pode ter resultado em casos limitados de demência, o que significa que os nossos resultados podem não ser generalizáveis ​​para populações mais velhas”.

“Como muitas vezes há atrasos consideráveis ​​no diagnóstico da demência, e este estudo não incluiu as avaliações clínicas e cognitivas formais da demência, é possível que a prevalência de demência na comunidade tenha sido muito maior”, acrescentaram os autores.

Embora concordem que as descobertas não podem ser interpretadas como uma causa e efeito diretos, “as evidências crescentes em apoio aos benefícios da atividade física para manter a saúde cerebral ideal não podem continuar a ser desconsideradas”, escreveram Okonkwo e Planalp.

“Está na hora de a gestão da inatividade física ser considerada uma parte intrínseca das consultas de rotina de cuidados primários para os idosos”, acrescentaram.

A investigação faz sentido

Na verdade, as pesquisas recentes publicadas em julho descobriram que muitas atividades de lazer, como as tarefas domésticas, o exercício, o ensino para adultos e as visitas a familiares e amigos, afetavam o risco de demência em pessoas de meia-idade.

Os adultos altamente envolvidos em atividades físicas, como exercícios frequentes, apresentavam um risco 35% menor de desenvolver demência em comparação com pessoas menos envolvidas nessas atividades, descobriram os investigadores.

Fazer as tarefas domésticas regularmente reduziu o risco em 21%, enquanto que as visitas diárias a familiares e amigos reduziram o risco de demência em 15%, quando em comparação com pessoas menos envolvidas.

Todos os participantes do estudo beneficiaram do efeito protetor das atividades físicas e mentais, independentemente de terem ou não um histórico familiar de demência, descobriram os investigadores.

Outro estudo publicado em janeiro descobriu que o exercício pode atrasar a demência em idosos ativos cujos cérebros já apresentavam sinais de placas, novelos e outras características da Doença de Alzheimer e de outras doenças cognitivas.

Esse estudo descobriu que o exercício físico aumenta os níveis de uma proteína conhecida por fortalecer a comunicação entre as células cerebrais através das sinapses, o que pode ser um fator chave para manter a demência controlada.

“Em grande medida, a demência é evitável”, disse del Pozo Cruz. “A atividade física, bem como outros comportamentos ligados ao estilo de vida, como o não consumo de bebidas alcoólicas e de tabaco, a manutenção de uma dieta e de um peso saudáveis, e o sono adequado, podem colocá-lo no caminho certo para evitar a demência."

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