Dois aviões da Delta Air Lines colidiram quando ambos se preparavam para descolar do movimentado Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson de Atlanta, nos Estados Unidos, na manhã desta terça-feira.
A ponta da asa de um Airbus A350 da Delta “entrou em contacto” com um jato regional CRJ 900 da Delta, operado pela Endeavor Airlines, informou o porta-voz da Delta Air Lines, Anthony Black.
Ninguém ficou ferido na colisão e os passageiros do voo regional foram levados de autocarro para o terminal, disse Black.
Fotos obtidas pela CNN e publicadas nas redes sociais mostram a cauda vertical do voo regional separada do resto do avião, ladeada por veículos de socorro do aeroporto.
Os passageiros foram colocados em voos alternativos, informou a Delta num comunicado. Havia 221 passageiros no Airbus e 56 clientes no jato regional, informou a companhia aérea.
A informação disponível ao público da Administração Federal de Aviação (FAA) mostra que a pista afetada esteve encerrada durante várias horas e que várias vias de circulação nas proximidades também estiveram fechadas.
“Enquanto o voo 295 da Delta Air Lines se preparava para partir no Aeroporto Internacional de Hartsfield-Jackson Atlanta, a ponta da sua asa embateu na cauda do voo 5526 da Endeavor Air. O Airbus A350 da Delta dirigia-se para Tóquio. O Bombardier CRJ900 da Endeavor dirigia-se para Lafayette, Luisiana”, declarou a FAA num comunicado.
A FAA disse que está a investigar o que aconteceu e a Delta disse que está a cooperar com o National Transportation Safety Board (NTSB) “e outras autoridades” sobre o incidente.
O Hartsfield-Jackson International de Atlanta foi o aeroporto n.º 1 em volume de passageiros em 2023 e deve servir a cerca de 110 milhões de passageiros em 2024, de acordo com as classificações preliminares do Airports Council International, divulgadas em abril.