Saiba tudo sobre o Euro aqui

Costa diz que “sobressalto de dúvidas judiciais por esclarecer” favoreceram Ventura

10 mar, 23:21

Primeiro-ministro demitiu-se depois de ter sido considerado suspeito numa investigação judicial - cujos detidos foram todos libertados, mesmo depois de o Ministério Público ter pedido prisão preventiva

À chegada à sede do PS em Lisboa, António Costa destacou a “subida fortíssima do Chega” - diz diz ser o resultado de “um quadro conjuntural absolutamente atípico”, seja a inflação ou de “situação de sobressalto de dúvidas judiciais por esclarecer”.

O antigo secretário-geral do PS defende que o facto de estas eleições terem “decorrido numa situação de sobressalto de dúvidas judiciais por esclarecer cria naturalmente um local de cultura próprio para o populismo”, o que pode justificar o crescimento do Chega. No entanto, defende que é preciso refletir sobre os resultados: “É preciso com serenidade olhar para os votos do Chega e ver o que temos de voto de fundo ou de votos de protesto”, vinca.

Embora reconheça que “provavelmente a AD ganhará”, António Costa considera que “os resultados quase finais são menos claros do que as previsões iniciais”, não descartando mudanças com o apuramento dos resultados dos municípios mais populosos e até dos cidadãos que votaram no estrangeiro. “Creio que a única certeza que podemos ter é que, tendo em conta do número de votos que vão chegar nos próximos dias, não será hoje que teremos os resultados destas eleições”, afirma, destacando que “não é provável que hoje se saiba o resultado final”.

No entanto, António Costa reconhece que “o PS teve obviamente uma descida muito significativa na sua votação” e que o resultado atual do Partido Socialista está “aquém do que tivemos há dois anos, aquém do que desejávamos e aquém das sondagens”, mas diz que sobre “o futuro quem tem legitimidade para falar é o atual secretário-geral do PS”.

“Como Pedro Nuno Santos diz, quando perde o PS perdemos todos”, continua, mas acrescenta: “Se querem um responsável, estou cá eu”, frisa.

Aos jornalistas, Costa destaca ainda “a forma notável” como os eleitores foram votar, o que contribuiu para a redução da abstenção.

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados