Tracking Poll: AD à frente do PS sem empate técnico e à espreita de maioria com a IL

2 mai, 20:30

Coligação liderada por Luís Montenegro melhora consideravelmente face ao resultado de 2024. Partido de Pedro Nuno Santos sofre queda

Arranca esta sexta-feira a "tracking poll", a sondagem diária feita pela Pitagórica para a TVI, CNN Portugal, TSF e JN, que vai até dia 16 de maio revelar a tendência de voto para as próximas eleições legislativas.

Um projeto que TVI e CNN Portugal recuperam, tentando perceber a evolução do sentido de voto dos inquiridos nesta sondagem.

A primeira grande notícia vai para a ausência de um empate técnico nesta primeira sondagem. Com efeito, se as eleições se realizassem hoje, a Aliança Democrática (AD) venceria, com o PS a não conseguir alcançar a coligação nem mesmo com as margens de erro.

Numa sondagem que começou a 28 de abril e terminou a 1 de maio, o impacto do apagão sentido em Portugal é já total, mas o Governo não parece sofrer com isso.

De acordo com os dados, e com a distribuição de indecisos já realizada, a AD obteve 34% das respostas, enquanto o PS não vai além dos 27,5%.

Contas feitas, e com uma margem de erro não superior a 3,51, a AD não terá nunca menos de 30,7%, enquanto o PS nunca conseguirá ir além dos 30,6%. Afasta-se, portanto, e ainda que apenas por uma décima, o empate técnico.

Resultado bem melhor para AD em relação às eleições de 2024, quando teve 28,84%, mas piores para o PS, que conseguiu 28%.

Aliando isso a um bom resultado da Iniciativa Liberal, que sobe dos 4,94% obtidos em 2024 para 7,8%, o que abre um cenário de possível maioria absoluta em caso de entendimento à direita com a AD.

Olhando rapidamente para aquilo que foram os resultados obtidos em 2024, o Chega parece manter-se mais ou menos no mesmo cenário, tendo em conta que a margem de erro coloca o partido até acima dos 18% alcançados nas últimas legislativas.

Em sentido contrário, o grande trambolhão é dado pelo Bloco de Esquerda, que tem apenas 1,5% face aos 4,36% de 2024, quando já tinha tido um resultado desfavorável.

Livre e CDU mantêm-se em níveis sensivelmente semelhantes a 2024, naquilo que é, apesar de tudo, uma melhoria para os comunistas em relação às últimas sondagens.

Pior está o PAN, que cai dos 1,95% de 2024 para 0,6%, ficando claramente em perigo de não eleger nestas legislativas.

Ficha técnica

Durante 4 dias (28,29,30 de abril e 1 de maio de 2025) foram recolhidas diariamente pela Pitagórica para a TVI, CNN Portugal, TSF e JN um mínimo de 202 a 203 entrevistas (dependendo dos acertos das quotas amostrais) de forma a garantir uma sub-amostra diária representativa do universo eleitoral português (não probabilístico). Foram tidos como critérios amostrais o Género, 3 cortes etários e 20 cortes geográficos (Distritos + Madeira e Açores) . O resultado do apuramento dos 4 últimos dias de trabalho de campo, resultou numa amostra de 810 entrevistas que para um grau de confiança de 95,5% corresponde a uma margem de erro máxima de ±3,51.

A seleção dos entrevistados foi realizada através de geração aleatória de números de “telemóvel” mantendo a proporção dos 3 principais operadores móveis. Sempre que necessário foram selecionados aleatoriamente números fixos para apoiar o cumprimento do plano amostral. As entrevistas são recolhidas através de entrevista telefónica (CATI – Computer Assisted Telephone Interviewing).

O estudo tem como objetivo avaliar a opinião dos eleitores portugueses, sobre temas relacionados com as eleições, nomeadamente os principais protagonistas, os momentos da campanha bem como a intenção de voto dos vários partidos. Foram realizadas 1509 tentativas de contacto, para alcançarmos 810 entrevistas efetivas, pelo que a taxa de resposta foi de 53,68%. A ficha técnica completa, bem como todos os resultados, foram depositados junto da ERC - Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizará para consulta online.

Decisão 25

Mais Decisão 25
IOL Footer MIN