Confronto entre o secretário-geral do PS e o presidente do Chega foi pródigo em momentos que exigiram uma confirmação sobre a veracidade dos factos. E esta foi a avaliação da verdade
Frase 1. André Ventura: "Deixaram-se invadir por produtos do Mercosul (…) Estamos a pagar por tudo isso agora. O acordo é um desastre"
Explicação: André Ventura está a referir-se a um acordo que foi assinado em dezembro pela União Europeia e os presidentes de quatro países do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai). Há partes deste acordo que ainda têm de ser ratificadas pelos parlamentos nacionais. Não há tempo para que este acordo tenha produzido efeitos.
Avaliação: Falso
Frase 2. Pedro Nuno Santos: "Ouvi Ventura a defender a posição de Donald Trump [sobre as tarifas]"
Explicação: Em causa está o debate da semana passada com Rui Tavares, em que André Ventura não só assumiu a vontade de “tornar Portugal grande novamente”. Sobre as tarifas de Trump, assegurou: “temos de proteger o mercado e temos de aprender algumas coisas” com ele. “Se o Chega algum dia tiver algum peso na UE, vamos por as tarifas em quem tivermos de pôr”, disse.
Avaliação: Verdadeiro
Frase 3. Pedro Nuno Santos: "Deixei a TAP e a CP a dar lucro"
Explicação: Isto é verdade, mas é preciso dar o contexto. A TAP só passou a dar lucro depois uma injeção monumental que limpou o balanço da empresa e reduziu muito os seus custos. No caso da CP, houve um saneamento da empresa à custa do Estado, bem como um aumento das indemnizações compensatórias pagas à transportadora.
Avaliação: Descontextualizado
Frase 4. André Ventura: "Foi uma proposta sua e do PS. Propuseram aumentar o IUC. E agora são contra antes das eleições? É eleitoralismo puro"
Explicação: Em causa está uma proposta de 2023, do então ministro das Finanças Fernando Medina, sendo que Pedro Nuno Santos não estava no governo naquela altura. Tratava-se de um aumento muito acentuado do IUC, que chegava a duplicar em alguns carros, anteriores a 2007, os automóveis mais poluentes. Por proposta do grupo parlamentar do PS, o projeto foi retirado.
Avaliação: Descontextualizado
Frase 5. Pedro Nuno Santos: "Lancei o maior programa de construção pública desde o PER. E hoje está a dar resultados"
Explicação: É verdade que este lançamento foi feito, mas produziu ainda muito poucos resultados face àquilo que eram os objetivos iniciais. É verdade no papel, porque estamos longe das 26 mil casas que foram na altura lançadas como objetivo.
Avaliação: Verdadeiro, mas
Frase 6. André Ventura: "Portugal é o país da OCDE onde é mais difícil comprar casa"
Explicação: Trata-se de um relatório muito recente da OCDE, do final de 2024, que compara a relação entre o preço das casas e os rendimentos dos portugueses. E confirma que Portugal é, neste momento, o país onde esta proporção é mais negativa.
Avaliação: Verdadeiro
Frase 7. André Ventura: "O diretor do Observatório das Migrações disse (…) talvez os portugueses possam ficar mais tempo em casa dos pais"
Explicação: André Ventura disse que tinha ouvido o diretor científico do Observatório das Migrações que “temos de compreender que os imigrantes precisam de casa, por isso, talvez os portugueses possam ficar mais tempo em casa dos pais, porque precisamos de casa para os imigrantes”. Na verdade, o que Pedro Góis disse a 10 de março deste ano numa conferência da Rádio Renascença em Vila Nova de Gaia foi o seguinte: “as novas entradas no mercado de trabalho já serão em torno dos 30 a 40% de mão de obra imigrante, temos de olhar para as necessidades dessas pessoas. O pacote inclui obviamente a habitação porque, enquanto a população nacional pode ficar em casa dos pais mais uns anos, quem chega necessita de um espaço para habitar e, portanto, tem de incluir a habitação”.
Avaliação: Manipulado
Frase 8. Pedro Nuno Santos: "A Cristina Rodrigues foi condenada"
Explicação: Em causa está a deputada do Chega, que não foi condenada. Está acusada do crime de dano informático por eliminar milhares de emails do PAN depois de sair do partido.
Avaliação: Falso