Uma “flor” encontrada em Marte

CNN , Ashley Strickland
5 mar 2022, 22:00
O rover Curiosity descobriu esta pedra, mais pequena do que uma moeda, que se assemelha a uma flor ou a um pedaço de coral, na Cratera Gale, a 24 de fevereiro. Os pedaços pequenos que vemos nesta foto foram criados há milhares de milhões de anos quando os minerais transportados cimentaram a rocha.

Isto talvez seja o mais perto que algum dia vamos estar de encontrar uma flor em Marte.

Durante a sua investigação contínua das rochas marcianas na Cratera Gale, o rover Curiosity deparou-se com uma pequena surpresa. Este artefacto rochoso, que se assemelha a um pedaço de coral ou a uma flor, é mais pequeno do que uma moeda.

A “flor” marciana e as peças esféricas ao seu lado foram provavelmente “criadas no passado longínquo quando os minerais transportados pela água cimentaram a rocha”, segundo a NASA.

O Curiosity captou uma imagem do pequeno arranjo rochoso a 24 de fevereiro,usando o Mars Hand Lens Imager, uma câmara localizada na extremidade do seu braço robótico.

A descoberta é semelhante a outros pequenos elementos que o Curiosity encontrou no passado, todos eles formados “quando fluidos mineralizantes percorreram condutas nas rochas", segundo informa a agência. Anteriormente, o rover Opportunity também encontrou “mirtilos marcianos”, pequenas esferas indicadoras da existência passada de solo aquoso no planeta vermelho.

Cada imagem que o Curiosity capta e partilha destes elementos ajuda os investigadores a comporem a cronologia da presença de água na cratera.

Uma década de exploração

Durante este ano, o Curiosity vai comemorar um marco importante: o aniversário dos seus 10 anos em Marte. O Curiosity pousou no planeta vermelho a 5 de agosto de 2012. Na última década, tem explorado a cratera, e o relevo Monte Sharp no seu centro.

A missão foi projetada para determinar se Marte alguma vez foi habitável para vida microbiana. Logo ao início, o rover adequadamente batizado descobriu indícios químicos e minerais indicadores da habitabilidade do planeta algures no passado distante. Desde então, o Curiosity tem investigado o registo geológico para compreender quando Marte pode ter sido mais adequado para suportar vida.

O Curiosity continua a escolher o seu caminho por entre calhaus afiados e cristas para recolher amostras de rocha e terra para análise.

O rover com a dimensão de um carro abriu caminho ao rover Perseverance e ao helicóptero Ingenuity, que estão atualmente a explorar a Cratera Jezero, localizada a 3700 km de distância, e irão eventualmente trazer as primeiras amostras de Marte para a Terra através de missões futuras. Os esforços combinados destes rovers podem ajudar a responder à questão fundamental da possível existência de vida em Marte.

Ciência

Mais Ciência

Patrocinados