Porque é que há pássaros a cair do céu no México? Especialistas têm uma ideia

CNN Portugal , BMA
15 fev 2022, 10:01
Pássaros a cair do céu no México (Direitos Reservados/ Twitter)

Altos níveis de poluição ou o clima adverso foram hipóteses afastadas pelas imagens capturadas em Cuauhtémoc

Centenas de pássaros foram filmados a cair do céu, alguns deles mortos, em circunstâncias que ainda estão por apurar, na cidade de Cuauhtémoc, no norte do México.

A causa da morte destes melros parece incerta, mas os especialistas adiantaram que é provável que o bando tenha sido "apanhado" por um pássaro predador.

As imagens de segurança mostram um bando de aves migratórias a voar em direção às casas como uma grande mancha preta. No entanto, imagens que se seguiram revelam os corpos dos pássaros espalhados pelas ruas da cidade.

Este estranho caso remonta a 7 de fevereiro, de acordo com relatos locais. As aves tendem a reproduzir-se mais a norte, nos EUA e no Cadaná, e migram para o sul, no México, nesta altura do ano.

Um veterinário sugeriu que a culpa fosse dos altos níveis de poluição, impulsionados pelo uso de aquecedores a lenha, agroquímicos e o próprio clima,  de acordo com o jornal local El Heraldo de Chihuahua. Outra possibilidade é a de os pássaros terem morrido eletrocutados quando descansavam nas linhas de energia.

Já o ecologista do centro de Ecologia e Hidrologia do Reino Unido, Richard Broughton, adiantou que, embora não seja possível ver nas imagens, tem "99% certezas" que o fenómeno foi provocado por uma ave predadora.

“Parece que este bando foi perseguido por uma ave predadora, talvez um falcão, obrigando-os a descer”, disse.

"Há sempre uma tentativa de culpar os poluentes ambientais, mas as colisões com as infraestruturas são muito comuns. Num bando muito compacto, os pássaros em bando seguem os movimentos do pássaro-guia", rematou. 

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados