Empresa no centro do apagão mundial é a mesma que investigou a pirataria russa nas eleições americanas

CNN , Sean Lyngaas
19 jul, 13:03

Trata-se da CrowdStrike

O que é a CrowdStrike, a empresa ligada à falha global?

por Sean Lyngaas, CNN
 

A interrupção global dos serviços informáticos que afetou aeroportos, bancos e outras empresas esta sexta-feira parece ter origem, pelo menos em parte, numa atualização de software emitida pela CrowdStrike, uma das principais empresas de cibersegurança dos Estados Unidos, disseram os especialistas à CNN.

A CrowdStrike informou os seus clientes que as falhas de energia foram causadas por “um defeito encontrado numa única atualização de conteúdo do seu software para os sistemas operativos Microsoft Windows”, de acordo com um post no X do CEO George Kurtz.

Os engenheiros da empresa tomaram medidas para resolver o problema, de acordo com um aviso visto pela CNN, que dizia aos clientes para reiniciarem os computadores e realizarem outras ações se continuassem a ter problemas técnicos. O problema é específico do Falcon, um dos principais produtos de software da CrowdStrike, e não está a afetar os sistemas operativos Mac ou Linux, de acordo com o comunicado. A CrowdStrike afirma que o Falcon foi concebido para proteger ficheiros guardados na nuvem.

O software de cibersegurança da CrowdStrike - utilizado por inúmeras empresas da Fortune 500, incluindo grandes bancos mundiais, empresas de cuidados de saúde e de energia - deteta e bloqueia ameaças de pirataria informática. Tal como outros produtos de cibersegurança, o software requer um acesso profundo ao sistema operativo de um computador para detetar essas ameaças. Neste caso, os computadores com Microsoft Windows parecem estar a falhar devido à forma defeituosa como uma atualização do código de software emitida pela CrowdStrike está a interagir com o sistema Windows.

A empresa disse que a interrupção não foi causada por um incidente de segurança ou um ciberataque. Kurtz, na publicação, disse que o problema foi identificado e isolado, e os engenheiros implantaram uma atualização para corrigir o problema.

Porque é que a CrowdStrike é conhecida?

A enorme empresa de segurança cibernética faz negócios em todo o mundo através da venda de software e investigações de grandes hacks.

A empresa também ajuda a realizar investigações de cibersegurança para o governo dos EUA. Por exemplo, a CrowdStrike tem vindo a seguir os hackers norte-coreanos há mais de uma década, segundo a empresa. Foi também encarregada de localizar os grupos de piratas informáticos que levaram a cabo a pirataria informática de 2014 na Sony Pictures.

Mas a CrowdStrike é talvez mais conhecida por ter investigado a pirataria russa dos computadores do Comité Nacional Democrático durante as eleições de 2016 nos EUA. Tem estado no centro de falsas teorias da conspiração desde 2016, sobretudo depois de uma transcrição da Casa Branca ter revelado que o antigo presidente Donald Trump mencionou a Crowdstrike na sua chamada de julho de 2016 com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que levou à sua primeira destituição.

A CrowdStrike foi a primeira a lançar publicamente o alarme sobre a interferência da Rússia nas eleições de 2016 e a avaliação da CrowdStrike foi posteriormente confirmada pelas agências de informação dos EUA.

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados