Os serviços de resgate acreditam num desfecho favorável pois a temperatura da água e a idade dos desaparecidos dão "motivos para se ter esperança"
As autoridades croatas estão a considerar acionar buscas noturnas para encontrarem dois dos quatro portugueses que continuam desaparecidos desde o incidente que ocorreu na madrugada desta quarta-feira, quando se encontravam num pequeno barco insuflável a remos.
"As buscas pelos dois homens desaparecidos no mar continuam, e as equipas de resgate não perdem a esperança de encontrá-los com vida", noticiou o meio de comunicação croata Večernji list que cita o coordenador de resgate do Centro Nacional de Coordenação de Busca e Salvamento no Mar, Mirko Rašić.
"Após o término das buscas diurnas, será tomada uma decisão sobre a continuidade das buscas durante a noite", uma vez que esta acarreta "prós e contras", acrescentou.
Os serviços de resgate acreditam num desfecho favorável pois a temperatura da água e a idade dos desaparecidos dão "motivos para se ter esperança".
"Acreditamos que as pessoas possam estar vivas neste momento, porque o mar está quente. São pessoas jovens, certamente podem sobreviver. Acreditamos que estejam vivas e continuamos a busca", reiterou o coordenador.
Dois portugueses foram resgatados com vida na costa da Croácia, enquanto prosseguem as buscas pelos restantes dois cidadãos nacionais desaparecidos, na madrugada desta quarta-feira, quando se encontravam num pequeno barco insuflável a remos, segundo fontes oficiais croatas.
O primeiro resgate ocorreu por volta das 11:40 (10:40 em Lisboa), quando uma mulher foi retirada do mar na baía de Butinj, a cerca de 20 quilómetros do local onde os quatro jovens, com cerca de 30 anos, entraram no mar.
A mulher tinha sido avistada a partir de um avião que participa na operação de busca.
Pouco depois, foi localizado um homem a cerca de dois quilómetros do local do primeiro resgate, segundo informou o capitão do porto de Senj, Nenad Bugarin, citado pela agência de notícias espanhola, EFE.
Os dois resgatados, que passaram mais de oito horas no mar, estão a ser atendidos pelos serviços de emergência.
O Ministério do Mar, dos Transportes e das Infraestruturas da Croácia tinha indicado que, às 04:41 da madrugada passada (03:41 em Lisboa), foi recebido um aviso sobre quatro pessoas desaparecidas perto de Senj, a cerca de 60 quilómetros a sul de Rijeka.
