Crise energética: Costa confiante em acordo europeu para interligação ibérica. Marcelo pede "bom-senso” a França

Agência Lusa , NM
15 out 2022, 16:55
António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa (António Cotrim/Lusa)

António Costa deverá reunir-se com Macron na próxima semana antes do próximo Conselho Europeu

O primeiro-ministro português, António Costa, mostrou-se este sábado convicto de que será alcançado um acordo com os parceiros europeus para concluir uma interligação energética com a Península Ibérica, podendo ter outro nome que não “MidCat”.

"As reuniões estão a correr muito bem. Haverá acordo para uma interligação, e será em breve, mesmo que não se chame ‘MidCat’ e tendo outro nome", disse o primeiro-ministro português à agência de noticias espanhola Efe, no final do congresso do Partido Socialista Europeu (PSE), que decorreu em Berlim.

Costa teve uma reunião, na sexta-feira, na capital alemã, com o chanceler alemão, Olaf Scholz, e o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, focada no plano “MidCat”, projeto para ligar e fazer transporte de gás da Península Ibérica ao norte da Europa, que os três países apoiam mas França não, argumentando que não é rentável e que é necessário apostar na energia verde.

No final dessa reunião trilateral, foi emitido um comunicado conjunto que ratifica o compromisso dos três líderes para a diversificação energética, embora sem mencionar esse gasoduto que atravessaria os Pirinéus.

Costa planeia encontrar-se com Macron na próxima semana

A declaração referia-se a "corredores de gás adequados para o transporte de hidrogénio verde".

Em declarações aos meios de comunicação portugueses no final do seu encontro com Scholz e Sánchez, Costa disse na sexta-feira que a França não vai querer ficar sozinha no próximo Conselho Europeu sobre este tema.

Costa considerou que a França, apesar da sua oposição ao projeto, "certamente compreende" as razões do apoio à sua construção "e no Conselho [Europeu] não vai querer ficar isolada nesta posição, que é uma visão comum", disse.

O chefe do governo Português recordou, a este propósito, que, juntamente com Sánchez, planeia reunir-se com Macron na próxima semana antes do próximo Conselho Europeu, agendado para os dias 20 e 21 de outubro.

“É bom-senso” a França aceitar gasoduto que ligue à Península Ibérica, diz Marcelo

O Presidente da República considerou este sábado “uma questão de bom senso europeu” a França aceitar um gasoduto que ligue a Península Ibérica ao resto da Europa, indicando que seria uma alternativa ao gás russo.

“Nós esperamos que seja possível convencer um dia a França, que já esteve próxima de aceitar, a aceitar aquilo que é importante, não é para Portugal, não é para Espanha, é para a Europa. É uma questão de bom senso europeu”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe do Estado falava em Amarante, no distrito do Porto, à margem da cerimónia de início do programa comemorativo do nascimento de Agustina Bessa Luís, que é natural daquele concelho.

O Presidente da República recordou que “ainda agora a Alemanha reafirmou que concorda [com aquela solução através do Pirenéus] e a Comissão Europeia concorda”, acrescentando: “Em muitos países europeus, ainda há uma semana, com 14 ou 15 chefes de Estado, encontrei uma concordância geral para a Europa, relativamente à importância de abrir canais de acesso, neste caso do gás, vindo de fora da Europa, através de Portugal e da Espanha, para substituir, na medida do possível, os fornecimentos vindos da Federação Russa”.

Governo

Mais Governo

Mais Lidas

Patrocinados