Max enganou-se: vendeu por 2.663 euros um NFT avaliado em 266 mil

15 dez 2021, 18:35
Bored Ape

Quando se apercebeu do erro já era demasiado tarde

“Foi um lapso de concentração.” Foi assim que Max, proprietário de vários NFT (ver no fim do texto o que é um NFT) da famosa coleção The Bored Ape Yacht Club, descreveu à CNN o momento em que vendeu uma das suas obras por um valor cem vezes abaixo da sua avaliação. O NFT acabou por ser transacionado por três mil dólares (aproximadamente 2.663 euros) quando estava avaliado em 300 mil (266 mil euros).

O investidor planeava vender o seu NFT por 75 ether, mas um erro levou-o a listá-lo por 0,75. “Eu listo diariamente para venda vários objetos e não estava a prestar atenção”, revela maxnaut, como também é conhecido, numa troca de mensagens com a CNN.

Mal se enganou a colocar a ordem de venda, Max apercebeu-se do erro mas era demasiado tarde. Um bot de arbitragem enviou a ordem de transação de forma imediata, pagando 8 ether em taxas para ser uma transação mais rápida.

“Eu vi o erro assim que o meu dedo carregou para confirmar a transação, mas o bot enviou uma transação com mais de 8 ether em taxas de gás antes que eu pudesse cancelar e, sem mais nem menos, perdi todo aquele dinheiro”, afirmou Max.

Porém, o colecionador não se mostrou muito preocupado com o erro, afirmando que as perdas, às vezes, “fazem parte do jogo” e que para sobreviver no mundo do investimento não se pode deixar afetar emocionalmente.

“Aprendi rapidamente a não ser demasiado emocional no que toca ao investimento. A indústria é tão nova que coisas más vão acontecer, quer seja tua culpa ou da tecnologia em questão. Assim que perdes qualquer controlo sobre o resultado é melhor esquecer e seguir em frente”, assegura.

O que são os Bored Apes?

A The Bored Ape Yacht Club é uma coleção de arte digital com dez mil imagens transacionadas na blockchain Ethereum. Esta é uma das mais populares coleções de NFT, com cada imagem a representar um macaco único, com diferentes tipos de pelo, expressões faciais, roupas e acessórios.

Caras conhecidas como Jimmy Fallon ou o basquetebolista Stephen Curry são algumas das personalidades mediáticas que já fizeram saber que adquiriram NFT desta coleção.

Recentemente, numa tentativa de capitalizar a febre em torno dos NFT, a Adidas anunciou uma parceria com os autores do The Bored Ape Yacht Club para promover a imagem da marca desportiva.

O que são NFT?

Os NFT, ou tokens não-fungíveis, são um objeto digital que representa algo único que não pode ser substituído. No caso de uma criptomoeda como a Bitcoin, por exemplo, se tiver uma unidade e a substituir por outra de igual valor, vai acabar com exatamente o mesmo valor.

Os tokens não-fungíveis podem ser qualquer coisa digital, desde desenhos, música ou GIF – ainda que muita atenção tenha sido dada à venda de arte digital, devido às elevadas quantias pagas por algumas destas peças. 

Artes

Mais Artes

Patrocinados