Governo cria equipa especial para lidar com aumento da criminalidade juvenil

6 jun 2022, 07:40
Crime

REVISTA DE IMPRENSA. Subida de crime entre os jovens levou à proposta de criação de uma "equipa especial multidisciplinar" para procurar medidas para travar o fenómeno dos gangues juvenis

O aumento de crimes violentos que envolvem jovens dos 12 aos 16 anos em 2021 fez com que o Governo tomasse medidas. De acordo com a edição desta segunda-feira do Diário de Notícias, o ministro da Administração Interna acionou uma equipa especial multidisciplinar para travar o aumento da criminalidade juvenil depois da última reunião do Conselho Superior de Segurança Interna.

Nessa reunião foram apresentados pelo secretário-geral de Segurança Interna, Paulo Vizeu Pinheiro, o Relatório Anual de Segurança Interna e também os últimos números de criminalidade juvenil perante um primeiro-ministro apreensivo. Também a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, o diretor nacional da Polícia Judiciária, Luís Neves, e o deputado designado pela Assembleia da República, o social-democrata André Coelho Lima, manifestaram a sua preocupação sobre o tema.

O aumento dos crimes cometidos por jovens levou a que o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, propusesse a criação de uma "equipa especial multidisciplinar" para procurar medidas para travar o fenómeno dos gangues juvenis que, apesar de serem uma realidade em muitos outros países, começou a atingir a perceção de segurança dos portugueses.

"O Ministério da Administração Interna está consciente que estes fenómenos - que incluem os que se integram no âmbito da delinquência juvenil - constituem um desafio que ameaça a tranquilidade social e exigem um esforço acrescido na adoção de soluções adequadas, pelo que está a criar uma equipa de trabalho interdisciplinar para análise destes fenómenos e envolvendo diferentes áreas governativas", afirmou fonte oficial do ministério àquele jornal.

Segundo a mesma fonte, o objetivo deste grupo de trabalho, que entrará em funções assim que a sua composição estiver concluída, será a "missão e o objeto de análise - nomeadamente as tipologias de crimes graves e violentos, o impacto da pandemia na saúde mental, os efeitos da pobreza e das desigualdades".

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados