Usava identidade de funcionários e obtinha créditos para comprar viaturas. Empresário de Alcobaça detido por crimes de burla qualificada

Agência Lusa , ARC
7 jun 2023, 15:54
Detidas falsas médicas que prometiam cura para todos os males com “medicamentos” perigosos

Arguido causou prejuízos de cerca de 70 mil euros a terceiros

Um empresário de Alcobaça foi detido pelo crime de burla qualificada sobre funcionários da sua empresa, cujas identidades usou para contrair créditos, informou esta quarta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

O homem, de 33 anos, proprietário de uma empresa do ramo da construção civil, “utilizou a identidade de alguns dos seus funcionários, sem o seu prévio consentimento ou conhecimento, para obter créditos bancários para a aquisição de viaturas e efetuou contratos com operadoras de telecomunicações sob o mesmo ‘modus operandi'”, divulgou a PJ em comunicado.

“Foram efetuados créditos para três viaturas e feitos contratos com duas operadoras de telecomunicações em que foram lesados dois funcionários”, precisou à agência Lusa o diretor da Polícia Judiciária de Leiria, Avelino Lima.

De acordo com o mesmo responsável, a alegada burla foi “denunciada pelos lesados, quando começaram a entrar nas suas contas os débitos relativos a compras de carros que não tinham feito”, levando à investigação, que culminou com a detenção do suspeito, em cumprimento de um mandato emitido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) das Caldas da Rainha.

Foram ainda realizadas três buscas na zona de Alcobaça e do Bombarral, “tendo sido apreendidos relevantes elementos de prova sobre os factos sob investigação”, pode ler-se no comunicado.

Segundo a Polícia Judiciária, “com esta conduta o arguido causou prejuízos na esfera de terceiros de cerca de 70 mil euros”.

O arguido foi esta quarta-feira presente a tribunal para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação, tendo ficado sujeito a apresentações bissemanais às autoridades policiais da sua área da residência, depois de se ter comprometido “a ressarcir os lesados”, explicou o diretor da PJ de Leiria.

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados