REVISTA DE IMPRENSA || Só no ano de 2024, foram abandonados 16 bebés à nascença ou nos primeiros seis meses de vida. Em cinco anos, os serviços de Saúde sinalizaram 554 casos de negligência de crianças até dois anos
Em cinco anos, as instituições de saúde (como hospitais ou centros de saúde) sinalizaram 554 casos de negligência de recém-nascidos e de bebés com menos de dois anos. Os dados da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) são este sábado divulgados pelo jornal Público. E no mesmo período mais do que duplicaram, passando de 69 casos (em 2020) para 172 (em 2024) nesta faixa etária.
O assunto é ainda mais preocupante, quando se fala especificamente de negligência ao nível da saúde, como o não cumprimento do plano nacional de vacinação, com um total de 782 casos em cinco anos e também uma tendência para o crescimento.
Já quando se fala de negligência grave (quando está em causa a saúde das crianças e que pode incluir também a dimensão afetiva), a CNPDPCJ totalizou 352 casos, verificando-se um aumento de 12% no mesmo período.
De notar, ainda de acordo com o Público que, nos últimos cinco anos, foram abandonados 60 bebés recém-nascidos ou até aos seis meses de vida. Só em 2024, registaram-se 16 abandonos de crianças nestas circunstâncias.