Os números do PIB só deviam ser divulgados um dia depois das eleições mas Costa, na pele de candidato e não na de primeiro-ministro, antecipa o valor

25 jan 2022, 20:50
António Costa em campanha em Coimbra (Lusa/Miguel A. Lopes)

Instituto Nacional de Estatística só vai divulgar os dados a 31 de janeiro. Mas Costa aproveita a campanha para antecipar os números

António Costa afirmou esta terça-feira que a economia portuguesa cresceu 4,6% em 2021, um valor ligeiramente abaixo da estimativa do ministro das Finanças, que apontava para um crescimento de 4,8%.  

“Apesar da pandemia, o país no ano passado já cresceu 4,6%. Voltou a convergir com a União Europeia“, revelou o secretário-geral do PS em declarações aos jornalistas, durante uma arruada da campanha socialista em Coimbra, onde sublinhou também que o país “voltou a convergir com a União Europeia”. Ou seja, Costa falou na qualidade de candidato usando informação que enquanto primeiro-ministro só deveria comentar um dia depois das eleições.

Esta revelação surge dias antes da divulgação oficial do Instituto Nacional de Estatística, que se preparava para divulgar os dados no dia 31 de janeiro, um dia após as eleições legislativas. António Costa destaca ainda o facto de "todos os organismos internacionais" estarem a prever que o país cresça 5,8% este ano.

Entretanto o INE já reagiu.

artigo atualizado às 00:08 de 26 de janeiro

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados