Segundo dia de greve da CP já levou à supressão de 385 comboios

Agência Lusa , BCE
26 dez 2022, 14:02

Sindicato falo numa adesão de cerca de 80%

A greve na CP e Infraestruturas de Portugal (IP) obrigou à supressão de 385 comboios esta segunda-feira, tendo circulado 163 até às 12:00, avança fonte da CP - Comboios de Portugal.

Fonte da CP disse à Lusa que até às 12:00 circularam 163 comboios dos 548 programados (cerca de 34%), tendo sido suprimidos 385.

À semelhança de dia 23, a paralisação tem uma duração de 24 horas e prevê ainda uma “greve ao trabalho suplementar, incluindo feriados e dias de descanso semanal, desde as 00:00 de 23/12 às 24:00 de 2 de janeiro de 2023”.

A plataforma que convocou a greve inclui a ASCEF - Associação Sindical das Chefias Intermédias de Exploração Ferroviária, a ASSIFECO - Associação Sindical Independente, o FENTCOP - Sindicato Nacional dos Transportes, Comunicações e Obras Públicas, o SINDEFER - Sindicato Nacional Democrático da Ferrovia, o SINFA - Sindicato Independente dos Trabalhadores Ferroviários de Infraestruturas e Afins, o SINFB - Sindicato Independente Nacional dos Ferroviários, o SIOFA - Sindicato Independente dos Operacionais e Afins e o STF - Sindicato dos Transportes Ferroviários.

António Pereira, do SINFB, disse à Lusa que cerca de 80% dos trabalhadores estão em greve.

“Vamos continuar a aguardar o 'feedback' das empresas e do Governo”, afirmou o sindicalista.

Já o presidente do SINFA, António Salvado, referiu que se estão a fazer “25% dos comboios programados e a adesão é total”.

Salvado sublinhou que é difícil fazer um levantamento das infraestruturas – até pela possibilidade de tolerância de ponto durante esta segunda-feira–, mas registou que as bilheteiras estão fechadas em muitas estações.

Os trabalhadores da CP e IP estiveram em greve no passado dia 30 de novembro, o que levou ao cancelamento de centenas de comboios.

Já nos últimos dias, até às 18:00 dos dias 23 e 25 de dezembro foram cancelados, respetivamente, 728 e 447 comboios.

Relacionados

País

Mais País

Patrocinados