De acordo com a CP, na origem do incidente está a “rutura do engate entre duas composições”
O que aconteceu?
Um comboio Intercidades que fazia a ligação entre Lisboa e Faro perdeu uma carruagem à saída da estação de Grândola.
Quando ocorreu o incidente?
O incidente ocorreu por volta das 16:00 desta segunda-feira, atrasando a ligação em cerca de duas horas.
O que causou o incidente?
De acordo com a CP, na origem do incidente está a “rutura do engate entre duas composições”.
O que poderá estar na origem do problema?
O jornal Público aponta para uma possível "falha na manutenção" como estando na origem da quebra do engate, acrescentando que a CP tem tido dificuldades em fazer revisões e reparar avarias do material circulante, devido à falta de trabalhadores especializados e à escassez de verbas.
A CP garante, porém, que "as manutenções periódicas de todo o material circulante são escrupulosamente executadas pela empresa", e que o plano de inspeções do comboio afetado "está a ser cumprido como previsto". Não obstante, decidiu abrir um inquérito.
Houve vítimas?
Não, do incidente não resultou qualquer vítima.
O que aconteceu à carruagem que ficou para trás?
A carruagem afetada foi rebocada para Grândola, com a ajuda de uma locomotiva de mercadorias da Medway.
O que aconteceu aos passageiros da carruagem que ficou para trás?
De acordo com a CP, os passageiros da composição que ficou para trás "foram conduzidos, de forma segura, para as restantes carruagens".