Reino Unido aprova vacina do laboratório franco-austríaco Valneva

Agência Lusa , BCE
14 abr, 08:28
Vacina contra a covid-19

Esta é a sexta vacina contra o coronavírus a ser licenciada no Reino Unido, juntando-se às da AstraZeneca, Pfizer, Moderna, Janssen de dose única (Johnson & Johnson) e Novavax.

O Reino Unido aprovou a vacina contra a covid-19 do laboratório franco-austríaco Valneva, anunciou esta quinta-feira o regulador britânico.

"A vacina covid-19 desenvolvida pelo laboratório Valneva recebeu hoje [quinta-feira] a aprovação regulatória da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA)", refere a agência em comunicado, acrescentando que o regulador britânico é o primeiro no mundo a aprovar esta vacina.

Esta vacina já tinha recebido autorização para uso de emergência no Reino do Bahrein, que comprou um milhão de doses.

O laboratório também assinou um acordo com a Comissão Europeia para o fornecimento de um máximo de 60 milhões de doses ao longo de dois anos, em 2022 e 2023.

Trata-se da sexta vacina contra o coronavírus a ser licenciada no Reino Unido, juntando-se às da AstraZeneca, Pfizer, Moderna, Janssen de dose única (Johnson & Johnson) e Novavax.

"A Comissão Independente de Medicamentos para Uso Humano e a sua task-force especializada em covid-19 verificaram cuidadosamente as evidências disponíveis e (...) a relação benefício/risco é positiva", disse Munir Pirmohamed, presidente desta comissão, citado num comunicado de imprensa.

A vacina pode ser usada em pessoas com idades entre 18 e 50 anos, com a primeira e a segunda dose tomadas com pelo menos 28 dias de intervalo. Pode ser armazenada à temperatura dos frigoríficos convencionais.

O Reino Unido foi duramente atingido pela pandemia de coronavírus, que matou mais de 171.000 pessoas no país.

Mais de 92% da população com 12 anos ou mais recebeu uma primeira dose da vacina covid-19, 86,2% uma segunda dose e 67,8% uma dose de reforço.

Relacionados

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados