Portugal retoma uso da vacina da AstraZeneca na segunda-feira

18 mar 2021, 19:13
DGS e Infarmed reafirmam segurança da vacina da AstraZeneca

Decisão surge três dias após a suspensão da administração desta vacina

A vacina da AstraZeneca contra a covid-19 vai voltar a ser administrada em Portugal a partir de segunda-feira, confirmaram as autoridades de saúde, ao final da tarde desta quinta-feira.

A decisão da retoma surge três dias depois da suspensão desta vacina contra a covid-19 em Portugal, com o Infarmed, a Direção-Geral da Saúde e a task force da vacinação a entenderem que o país deve reverter essa decisão, na sequência das palavras da Agência Europeia do Medicamento, que entende que o produto é «seguro e eficaz».

A suspensão, por precaução, fora motivada por relatos, em vários países, de casos de coagulação sanguínea em pessoas que tinham tomado a vacina da AstraZeneca.

O presidente do Infarmed, Rui Santos Ivo, explicou, em conferência de imprensa, que a principal conclusão dos especialistas europeus é a de que os «benefícios da vacina da AstraZeneca são claramente superiores a quaisquer riscos que foram identificados».

Segundo o coordenador da task force, Henrique Gouveia e Melo, o plano de vacinação com AstraZeneca é retomado na segunda-feira, o que pressupõe um atraso de «quatro/cinco dias».

Os professores vão agora ser vacinados no fim-de-semana de 27 e 28 de março.

Portugal torna-se mais um país europeu a retomar a vacinação com AstraZeneca, já após Chipre, Espanha, França, Itália, Letónia e Lituânia terem anunciado decisões nesse sentido.

Relacionados

Covid-19

Mais Covid-19

Mais Lidas

Patrocinados