Covid-19. Sistema informático de vacinação sofre "constrangimento"

CNN Portugal , DCT
30 nov 2022, 16:19
Vacina contra a covid-19

A SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde confirma a ocorrência, mas garante que foi resolvida em “poucos minutos”

O sistema informático usado no processo de vacinação contra a covid-19 sofreu constrangimentos durante a manhã desta quarta-feira, tendo ficado inoperacional durante alguns minutos, o que fez com que quem estivesse convocado para a vacinação tivesse de esperar.

À CNN Portugal, a SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde confirma a ocorrência de “um constrangimento da parte da manhã”, não especificando se a falha ocorreu apenas no sistema informático da vacinação, mas a CNN Portugal sabe que houve postos covid com este constrangimento. A SPMS garante também que as falhas foram resolvidas em “poucos minutos”.

A origem da falha não é ainda conhecida, mas a hipótese de ataque informático foi, para já, descartada e não há informação de que o processo de vacinação tenha sido interrompido.

Também esta manhã, o acesso ao Portal das Finanças esteve temporariamente indisponível, por ter expirado o certificado digital, mas a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) garantiu que o problema iria ser solucionado “em breve”, afastando também a existência de qualquer ataque informático.

Relacionados

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados