Baixa cobertura de vacinação e testes insuficientes são "mistura tóxica" para novas variantes, alerta OMS

Agência Lusa , BCE
1 dez 2021, 18:10
Vacinação em lares de idosos

Para o diretor-geral daquela organização, esta é uma "receita perfeita para as variantes se reproduzirem" e espalharem-se em todo o mundo

O mundo enfrenta “uma mistura tóxica” que resulta da baixa cobertura vacinal contra a covid-19 e um nível de testagem insuficiente, alertou, esta quarta-feira, o responsável da OMS, garantindo tratar-se de uma receita perfeita para as variantes se reproduzirem.

“O fim da pandemia não é uma questão de sorte, é uma questão de escolha”, declarou o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, numa conferência de imprensa.

“Globalmente, temos uma mistura tóxica de baixa cobertura de vacinação e rastreio muito baixo, uma receita perfeita para as variantes se reproduzirem e se amplificarem”, alertou.

Este aviso surge após o surgimentos da variante Ómicron do vírus SARS-CoV-2 em novembro, que colocou o mundo em pânico. Nunca uma variante causou tanta preocupação no mundo desde o surgimento do Delta.

De acordo com a OMS, a Ómicron – também conhecida como B.1.1.529 – "foi relatada pela primeira vez à OMS em 24 de novembro de 2021 pela África do Sul, enquanto o primeiro caso confirmado por laboratório foi identificado a partir de uma amostra recolhida em 9 de novembro".

A Ómicron preocupa os especialistas porque tem muitas mutações que podem torná-la mais contagiosa e potencialmente mais resistente às vacinas. Estudos estão em andamento para determinar se este é realmente o caso e em que medida, mas os primeiros resultados só devem estar disponíveis nas próximas semanas.

"Pelo menos 23 países em cinco das seis regiões da OMS já relataram casos da variante Ómicron, e esperamos que esse número aumente", disse Tedros.

Houve quatro outras variantes preocupantes até agora: a Delta, que representa quase a totalidade os casos sequenciados em todo o mundo, a Alfa, a Beta e a Gama.

Relacionados

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados