Sistema prisional regista quase 250 reclusos e 68 guardas entre casos ativos de covid-19

Agência Lusa , CF
6 jun 2022, 15:42
Prisão

Os reclusos têm uma taxa vacinal superior a 90%

O sistema prisional regista 241 reclusos e 68 guardas infetados com o vírus SARS-CoV-2, informou esta segunda-feira a Direção-Geral de Reinserção e Sistema Prisional (DGRSP).

Em resposta à agência Lusa, a DGRSP adianta que, além de 241 casos ativos de covid-19 no conjunto de 11.477 reclusos, há a registar 4.757 casos clinicamente recuperados desde o início da pandemia de covid-19.

Quanto aos jovens internados em Centros Educativos, a DGRSP revela que existem presentemente 12 casos ativos, ascendendo a 64 o número de casos clinicamente recuperados.

Em relação aos trabalhadores da DGRSP, o número de casos ativos é de 106, repartidos por 68 guardas prisionais, sete profissionais de saúde e 31 outros trabalhadores da instituição, sendo 1.857 o total de casos clinicamente recuperados até ao momento.

A DGRSP, que está sob a alçada do Ministério da Justiça, abrange um universo de cerca de 20 mil pessoas, entre trabalhadores, reclusos e jovens em Centros Educativos.

A DGRSP esclarece ainda que os trabalhadores da DGRSP apresentam uma taxa vacinal de 87,96%, os reclusos de 92,42% e os jovens internados em Centros Educativos de 88,42%.

"A vacinação da dose de reforço foi monitorizada e disponibilizada através da `task-force´ e o reforço vacinal está a ser realizado por várias fases", acrescenta a DGRSP, indicando que, desde o início da pandemia e até ao momento, foram realizados 80.100 testes (PCR e rápidos).

Estes testes - explica a DGRSP - foram realizados por motivos relacionados com rastreios na sequência de casos suspeitos ou casos confirmados, protocolos estabelecidos para profissionais dos estabelecimentos prisionais, reclusos entrados e em quarentena, assim como pessoas internadas no Hospital Prisional São João Deus (Caxias). 

A DGRSP diz continuar "a atuar e proceder em conformidade e estreita articulação com a saúde pública".

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados