Variante Delta reduz para 40% eficácia das vacinas contra transmissão

Agência Lusa , BMA
24 nov 2021, 18:23
Tedros Adhanom Ghebreyesus

O alerta é da Organização Mundial da Saúde, que apela aos vacinados a manter as medidas de proteção como a lavagem das mãos, o uso de máscara e o distanciamento físico

A variante Delta, a mais contagiosa das variantes e também a dominante em todo o mundo, reduziu para 40% a eficácia das vacinas contra a transmissão da infeção, alertou, nesta quarta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Há dados que sugerem que antes da chegada da variante Delta as vacinas reduziam a transmissão em cerca de 60%, com a Delta tal caiu para 40%", afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em Genebra, durante a videoconferência de imprensa sobre a evolução da pandemia.

As vacinas contra a covid-19 em circulação previnem a doença grave e a morte, mas não evitam a infeção e a transmissão do SARS-CoV-2, uma situação para a qual os especialistas e a OMS têm advertido recorrentemente, aconselhando as pessoas, mesmo as vacinadas, a manterem as medidas de proteção, como a lavagem das mãos, o uso de máscaras e o distanciamento físico.

A Europa é de novo o epicentro da pandemia, que, segundo a OMS, poderá causar neste continente 700 mil mortos adicionais até à primavera.

Europa com mais de 1,5 milhões de mortos

Em dezembro de 2020, a Europa foi o primeiro continente a ultrapassar a barreira dos 500 mil mortos por covid-19.

A pandemia causou já mais de cinco milhões de mortes em todo o mundo, entre mais de 258 milhões de infeções, segundo o mais recente balanço da agência noticiosa AFP.

Na Europa, o número total de mortos ascende a 1,5 milhões.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.370 pessoas e foram contabilizados 1.130.370 casos de infeção, de acordo com dados atualizados da Direção-Geral da Saúde.

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados