Quarta dose da vacina contra a covid-19 já está a ser dada com prescrição médica, diz Marta Temido

Bárbara Cruz , Com Lusa
2 mai 2022, 14:18

Ministra da Saúde anunciou que já há grupos de pessoas a receber a quarta dose da vacina contra a covid-19, ainda que os maiores de 80 anos só devam ser chamados à vacinação a partir do final de agosto

A ministra da Saúde revelou esta segunda-feira que a quarta dose da vacina contra a covid-19 está a ser passada com prescrição médica “para grupos em função da sua situação de imunocomprometimento ou fragilidade imunitária”. 

Marta Temido revelou ainda que as pessoas com mais de 80 anos irão receber uma dose de reforço da vacina contra a covid-19 a partir do final de agosto ou início de setembro.

“O que se coloca neste momento é saber qual o melhor momento para avançarmos com a quarta dose ou dose de reforço. Face às características deste vírus, e estando a situação epidemiológica relativamente controlada, o que parece fazer mais sentido é que esse momento aconteça apenas antes do início do outono/inverno. Portanto, em final de agosto/início de setembro”, disse a ministra da Saúde, no Porto.

Marta Temido adiantou ainda que a administração da dose de reforço às pessoas com mais de 80 anos está “em linha com a posição da Agência Europeia do Medicamento”.

“Há evidência, que não é totalmente clara, [a administração do reforço] para a faixa etária entre os 60 e os 80 anos e parece haver alguma clareza de que abaixo dos 60 anos não se justificará”, descreveu.

Especialistas ouvidos pela CNN Portugal indicam que as autoridades de saúde estão ainda a ponderar se os maiores de 60 ou 65 anos serão elegíveis para a quarta dose da vacina contra a covid-19.

Relacionados

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados