Portugal não recebeu lotes da vacina AstraZeneca que foram suspensos

13 mar 2021, 11:08
Vacina da Johnson & Johnson

Garantia da DGS e do Infarmed

Portugal não recebeu vacinas dos lotes da AstraZeneca que estão a ser suspensos em alguns países, por possível relação com com eventos tromboembólicos.

«Como medida de precaução, a Dinamarca, a Noruega, e a Islândia interromperam temporariamente a campanha de vacinação com a vacina contra a COVID-19 da AstraZeneca, enquanto decorre a investigação dos eventos tromboembólicos verificados em pessoas que receberam esta vacina. Por outro lado, também como medida preventiva e temporária, foi decidida a suspensão de lotes pelas autoridades da Áustria, Estónia, Letónia, Lituânia e Luxemburgo (lote ABV5300) e da Itália e Roménia (lote ABV2856) da vacina contra a COVID-19 da AstraZeneca. Estes lotes não foram distribuídos para Portugal», refere o comunicado conjunto da Direção Geral da Saúde (DGS) e do Infarmed.

Estes dois organismos realçam ainda que o número de eventos tromboembólicos comunicados até agora entre pessoas vacinas «não é superior ao que ocorre naturalmente na população em geral», e reiteram que «até ao momento, as evidências disponíveis não confirmam que esta vacina seja a causa dos eventos».

Leia o desenvolvimento da notícia no site da TVI24.

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados