Ómicron: Suíça coloca Portugal na lista de países de risco

Andreia Miranda , notícia atualizada às 12:30
30 nov 2021, 08:35
Covid-19

Viajantes vão ter de apresentar PCR negativo e cumprir quarentena

A partir desta terça-feira, Portugal entrou na lista de países de risco da Suíça e todos os viajantes com mais de 16 anos que cheguem ao país vão ter de apresentar um teste negativo.

Todos, mesmo as crianças, devem ainda preencher um formulário de entrada e completar uma quarentena de 10 dias. A regra também se aplica aos recuperados e vacinados.

Além disso, os viajantes terão que repetir um teste de PCR ou um teste rápido entre o quarto e o sétimo dia após a entrada na Suíça. Os resultados do segundo teste e o número da ficha de inscrição devem ser enviados às autoridades suíças.

A entrada em território suíço de cidadãos destes países deve ser de imediato comunicada as autoridades do respetivo cantão.

De acordo com a lista divulgada pelo ministério da Saúde suíço, também o Canadá, a Nigéria e o Japão passaram a integrar a lista esta terça-feira.

Portugal tem 13 casos confirmados da nova variante, o Canadá tem dois e o Japão confirmou hoje o primeiro caso. A Nigéria, por sua vez, não tem nenhum caso confirmado, mas foi país de origem para os casos confirmados no Canadá.

Esta nova variante genética do coronavírus, inicialmente identificada na África do Sul e em alguns países da África Austral, foi já identificada também nos últimos dias em alguns países europeus.

Europa

Mais Europa

Patrocinados