Covid-19: vacinas adaptadas às novas variantes deverão ficar disponíveis esta semana nos Estados Unidos

6 set 2022, 18:11
Vacinas covid-19

De acordo com o Centro de Prevenção e Controle de Doenças, estas vacinas poderão evitar até 100.000 hospitalizações e 9.000 mortes por ano

A Casa Branca anunciou, esta terça-feira, que as vacinas contra a covid-19 vão continuar a ser gratuitas e revelou ainda que os Estados Unidos estão cada vez mais próximos de conseguir uma vacina de dose anual. Tal como acontece com a vacina da gripe. 

Numa conferência de imprensa, Xavier Becerra, secretário de Estado da Saúde, garantiu que as vacinas adaptadas às variantes atualmente em circulação, nomeadamente a Ómicron, deverão ser disponibilizadas até ao final da semana.

O diretor dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), Rochelle Walensky, disse nesta mesma conferência que a média de hospitalizações em sete dias caíram 14%, para 4.500 por dia, e que as novas vacinas poderão evitar até 100.000 internamentos e 9.000 mortes por ano. 

As subvariantes BA.4 e BA.5 da Ómicron são as que têm a disseminação mais rápida relatada até ao momento, principalmente porque, segundo vários estudos, escapam às respostas dos anticorpos entre as pessoas que já foram anteriormente infetadas com covid-19 e entre aquelas que têm a vacinação completa e a dose de reforço.

Relacionados

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados