Covid-19: Portugal regista quase 115 mil novos casos e 256 mortos numa semana

CNN Portugal , BCE
17 jun 2022, 19:14
Mulher com máscara de proteção facial. (AP Photo/Rick Bowmer)

São menos óbitos e menos casos positivos do que o registado na semana anterior.

Nos últimos sete dias, Portugal registou mais 114.410 novos casos de covid-19 e mais 256 mortes. São menos óbitos e menos casos do que na semana anterior. 

De acordo com os mais recentes dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), entre os dias 7 e 13 de junho, foram contabilizados menos 43.534 casos de covid-19 e menos 41 óbitos, comparativamente com o último boletim. 

O número de internamentos também diminuiu. Nesta última semana, foram internadas 1.896 pessoas (menos 95 do que na semana anterior), e 98 estão em Unidades de Cuidados Intensivos (menos 10).

No relatório de monitorização da situação epidemiológica da covid-19, divulgado também há instantes, refere-se que a epidemia de covid-19 "mantém uma incidência muito elevada, embora com tendência decrescente".

"O impacto nos internamentos apresenta uma inversão da tendência, pelo que é expectável a manutenção da diminuição da procura de cuidados de saúde", pode ler-se ainda.

Em relação à mortalidade específica por covid-19, o documento refere que este fator "apresenta um abrandamento da tendência crescente". 

O R(t) - índice de transmissibilidade - apresenta um valor inferior a 1 a nível nacional (0,87), e em todas das regiões do continente, o que indica uma tendência decrescente.

O documento indica ainda que a linhagem BA.5 da variante Ómicron "continua a ser claramente dominante em Portugal, apresentando uma frequência relativa estimada de 84%" entre 30 maio a 5 junho. 

"Esta linhagem tem revelado uma maior capacidade de transmissão, a qual é potencialmente mediada por mutações adicionais com impacto na entrada do vírus nas células humanas e, ou, na sua capacidade de evadir a resposta imunitária", refere-se ainda.

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados