Arcturus: a nova variante da covid-19 que está a causar conjuntivite

CNN Portugal , ARC
9 mai 2023, 17:19
Lisboa

Nova variante XBB.1.16 considerada "muito contagiosa"

A Organização Mundial da Saúde declarou o fim da pandemia de covid-19, mas os desenvolvimentos sobre o vírus continuam: uma nova variante está a causar conjuntivite, tosse e febre alta. Trata-se da XBB.1.16, também conhecida por "Arcturus".

O departamento de saúde pública de Los Angeles, nos Estados Unidos, emitiu, no fim de abril, um alerta sobre “uma maior probabilidade de apresentar conjuntivite” enquanto sintoma da infeção por covid-19 do que outras variantes. Há também relatos de febre alta e tosse.

As autoridades de saúde alertaram mesmo para o elevado nível de contágio, sugerindo a cada pessoa que tome “as mesmas precauções sensatas da covid para ajudar a evitar infeções”.

Os especialistas garantem, no entanto, que a nova variante "Arcturus" não deve causar preocupação face a um possível retorno às fases iniciais da pandemia. “Embora seja muito contagiosa, não parece ser mais grave”, afirma William Schaffner, especialista em doenças infecciosas da faculdade de Medicina da Vanderbilt University, acrescentando ainda que as vacinas parecem estar a proteger contra a variante.

A 5 de maio, Tedros Adhanom Ghebreyesus anunciou o fim da pandemia de covid-19, doença que, em três anos, tirou a vida a 6,9 milhões de pessoas. Ainda assim, o líder da OMS deixou o alerta: “Isto não significa que a covid-19 tenha deixado de ser uma ameaça para a saúde a nível global.”

Relacionados

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados