Governo não vai voltar a confinar atividades económicas, revela Iniciativa Liberal

23 nov 2021, 12:39

João Cotrim de Figueiredo falou aos jornalistas no final da reunião com o primeiro-ministro sobre a situação da pandemia de covid-19 em Portugal e adiantou que não há vontade do Governo em alterar horários e limitar lotações

O líder da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim de Figueiredo, revelou esta terça-feira que o Governo "não tem a intenção de voltar a confinar as atividades económicas", nem "proceder a restrições semelhantes às do passado".

Cotrim de Figueiredo esteve reunido com o primeiro-ministro, António Costa, com a situação da pandemia de covid-19 em Portugal em cima da mesa. À saída, em declarações aos jornalistas, mostrou-se "agradado" com "dois pontos positivos" abordados pelo Governo. 

Outro ponto positivo foi o facto de, pela primeira vez, aquilo que o Governo tem designado por autoavaliação de risco ter um papel mais importante do que teve no passado. Ou seja, devolver às pessoas a responsabilidade de elas próprias reconhecerem as situações da sua vida pessoal e profissional em que há maior risco", afirmou.

Já as divergências, contudo, prosseguiu o líder da IL, tiveram a ver com o facto do Governo "continuar a achar que é uma possibilidade exigir certificados ou testes para determinadas atividades" sem que tal seja decidido pelos promotores dessas mesmas atividades.

Exigência de teste além da vacina poderá voltar

O deputado único liberal considerou que, "ao exigir testes para determinados eventos, como o caso da restauração, eventos culturais ou eventos religiosos" está-se "novamente a dizer que aquilo que estava no certificado, que a cobertura e a proteção vacinal não é suficiente", o que é uma "mensagem errada".

Outro tema sobre o qual a delegação da Iniciativa Liberal esteve a "debater longamente" com António Costa foi "o aspeto da informação e da comunicação relativamente ao que se está a passar em termos pandémicos".

"As pessoas têm que continuar a ter noção de que a vacina é eficaz, sobretudo no que respeita a evitar internamentos e consequências graves da doença. A informação é importante no sentido de voltar a realçar a importância da boa ventilação, por exemplo, um tema pouco falado até aqui", apontou.

Cotrim Figueiredo defendeu que a matriz de risco seja redesenhada já que "em alguns aspetos essenciais está desatualizada", sendo um deles "o ponto de rutura do SNS".

Governo não pensa em alterar horários e limitar lotações

O tema do Natal também esteve em cima da mesa como um tema que gerou "preocupação". Nesse sentido, a IL referiu que a gestão de pandemia" não se pode fazer apenas com base no medo do que correu mal" e que a situação pandémica atual "é muito diferente".

As medidas não podem ser as mesmas e nesse sentido estamos muito satisfeitos que não haja vontade de confinar atividades económicas, alterar horários, limitar lotações, mas isso também não pode levar ao ponto de exigir testes feitos à porta de determinadas atividades"

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados