Covid-19: China admite que nova variante atrapalha Jogos de Inverno

30 nov 2021, 19:06
Jogos de Inverno Pequim2022 (AP)

Jogos realizam-se em fevereiro de 2022

A China reconheceu esta terça-feira que a nova variante Ómicron vai criar dificuldades acrescidas à organização dos Jogos Olímpicos de Inverno, mas reafirmou a confiança na realização da competição, de 4 a 20 de fevereiro de 2022

«Certamente trará alguns desafios, porém a China tem experiência nessa área e estou totalmente convencido de que os Jogos Olímpicos de Inverno decorrerão de modo tranquilo e conforme planeado», afirmou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Zhao Lijian.

Os cerca de 2.900 atletas esperados para Pequim2022, sem espetadores estrangeiros, tal como aconteceu em Tóquio2020, no Japão, no último verão, vão estar numa bolha sanitária: devem estar vacinados ou então cumprir 21 dias de quarentena à chegada, sendo que todos serão testados diariamente.

«Os testes antes da partida, a política de vacinação, a bolha rígida e a triagem ‘in loco’ são todos elementos essenciais que permitirão que os Jogos decorram em total segurança», prometeu o Comité Olímpico Internacional, esta terça-feira.

Nas últimas semanas, a China relatou apenas algumas dezenas de novos casos diários de covid-19. A variante Ómicron ainda não foi detetada no país.

Relacionados

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados