Covid-19: infetados sem sintomas já não têm de ficar isolados na África do Sul

2 fev 2022, 09:14
Covid-19 (AP)

Nos casos positivos sintomáticos, reduziu-se o período de isolamento de dez para sete dias

Na África do Sul, quem testar positivo à covid-19, mas não tiver sintomas, vai deixar de ficar em isolamento.

Quem tiver contacto com um positivo também está livre de isolamento, a menos que apresente sintomas. 

A decisão, revelada esta segunda-feira pelo governo daquele país, dá ainda conta de que os casos positivos sintomáticos reduzem o período de isolamento de dez para sete dias.

Num momento em que o mundo atravessa a quinta onda da pandemia, o governo sul-africano decidiu fazer estas mudanças com base na trajetória pandémica e evolução da vacinação no país.

Mondli Gungubele, ministro da presidência, avançou que o país se encontra atualmente no nível de alerta mais baixo de cinco possíveis devido à covid-19. 

"Estas medidas justificam-se pelo número cada vez maior de pessoas que apresentam imunidade contra a covid-19, valores que de acordo com vários exames solorógicos que se situam entre os 60 e os 80%", escreveu Gungubele em comunicado, adiantando mesmo que a África do Sul já terá mesmo saído desta vaga.

O ensino presencial também irá retomar na totalidade e o distanciamento físico obrigatório entre alunos (cerca de um metro) foi eliminado.  

Desde o início da pandemia, morreram na África do Sul 95.093 pessoas com covid-19, contabilizando-se mais de três milhões de infetados. 

Relacionados

África

Mais África

Patrocinados