Já há data para a coroação do rei Carlos III

11 out 2022, 18:00
Rei Carlos III (AP Photo)

Mas há um pormenor desta cerimónia que pode vir a suscitar alguma curiosidade

O Palácio de Buckingham anunciou, esta terça-feira, em comunicado, que a cerimónia de coroação do rei Carlos III vai decorrer a 6 de maio de 2023, na Abadia de Westminster, em Londres. 

Sem avançar grandes detalhes, a mesma nota revela que Carlos III vai ser coroado ao lado da rainha consorte Camilla Parker Bowles.

Esta cerimónia tem mil anos de história. Todos os monarcas britânicos foram coroados desde 1066 exatamente da mesma forma, com alterações mínimas ao cerimonial da monarquia inglesa, também ela milenar na sua existência.

Recorde-se que a primeira e única cerimónia de coroação transmitida em direto na televisão foi a de Isabel II, muito por vontade do marido, o Duque de Edimburgo. No entanto, no momento em que a monarca foi "ungida, abençoada e consagrada" com os óleos sagrados, a transmissão foi interrompida propositadamente. É o momento mais importante de toda a cerimónia.

Por tudo isto, a grande questão que se coloca neste momento é: durante a coroação de Carlos III, o momento da unção vai ser mostrado em direto ou as câmaras vão ser desviadas do monarca, tal como aconteceu com Isabel II? Vai também ser a primeira coroação a ser transmitida a cores porque em 1953 as televisões ainda eram a preto e branco.

Nos últimos 900 anos, a coroação decorreu sempre na Abadia de Westminster e foi presidida pelo Arcebispo da Cantuária. Por norma, a cerimónia do novo soberano ocorre alguns meses depois da ascensão ao trono, seguido obviamente do período de luto nacional e real. Isto também permite que haja tempo para preparar e organizar o evento.

Isabel II morreu a 8 de setembro, no Castelo de Balmoral, na Escócia, rodeada da família. O Palácio de Buckingham só revelou a causa da morte três semanas depois, a 29 de setembro.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados