Em imagens: Duas coroações separadas por 70 anos

Andreia Miranda , Fotos: Getty Images (1953) e Associated Press (2023)
7 mai 2023, 20:47
Reis de Inglaterra (Getty Images e Associated Press)

Isabel II e Carlos III, mãe e filho, foram coroados com a mesma coroa, na mesma Abadia, seguindo o mesmo ritual, com sete décadas de diferença

A caminho da Abadia de Westminster

A carruagem Jubileu de Diamante ainda não existia quando a mãe foi coroada (mas assemelha-se à escolhida por Isabel II para ir até à Abadia de Westminster) e a carruagem de Estado dourada, com 260 anos, foi utilizada pela antiga monarca para o desfile de oito quilómetros pelas ruas de Londres. Uma experiência que Isabel II descreveu, em 2018, como "horrível" e "não muito confortável".

O momento da coroação

O ritual escolhido para este sábado foi igual ao de Isabel II ou não tivesse mantido "uma estrutura semelhante há mais de mil anos". Por isso mesmo, cumpriu todas as fases, desde o juramento à unção, passando até pela homenagem ao monarca, que nesta coroação foi feita pelo príncipe herdeiro, William. 

A unção

A homenagem ao monarca

A rainha consorte e o duque de Edimburgo

Em 1953, quando Isabel II subiu ao trono, o príncipe Philip recebeu o título de duque de Edimburgo. 70 anos depois, o Reino Unido volta a ser reinado por um homem e a ter uma rainha consorte (o apodo caiu após a coroação) e Camilla, uma mulher divorciada, foi coroada ao lado de Carlos III.

Os ceptros da coroação

O regresso ao Palácio de Buckingham

As ruas de Londres cheias

Se, em 1953, mais de três milhões de pessoas saíram às ruas para ver o cortejo real passar, este ano foram muitos os milhares que se mantiveram estóicos debaixo de chuva para aplaudir os reis. 

Aceno real na varanda

Há 70 anos, a rainha Isabel II e o duque de Edimburgo fizeram-se acompanhar dos filhos, o príncipe Carlos e a princesa Anne, da rainha-mãe, das damas de honor - lady Moyra Hamilton, lady Jane Heathcote-Drummond-Willoughby, lady Anne Coke, lady Mary Baillie-Hamilton e lady Jane Vane-Tempest-Stewart - e da princesa Margaret Rose quando apareceram na varanda do Palácio de Buckingham para o tradicional aceno real.

Este ano, o rei Carlos III e a rainha Camilla contaram com os duques de Edimburgo e os filhos, lady Louise e conde Wessex, os príncipes de Gales e os filhos, George, Charlotte e Louis, os pajens de honra da rainha e as damas de companhia da rainha, a princesa Alexandria, o duque de Kent e os duques de Gloucester.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados