Coreia do Norte lança míssil balístico para o mar após aviões sobrevoarem fronteira com a Coreia do Sul

13 out 2022, 18:00
Zona Desmilitarizada que separa a Coreia do Norte da Coreia do Sul

Governo de Kim Jong-Un justifica lançamento como "fortes contramedidas militares", depois da Coreia do Sul ter alegadamente encenado fogo de artilharia

A Coreia do Norte lançou mais um míssil balístico em direção às suas águas orientais, adiantou esta quinta-feira a Coreia do Sul, num teste que ocorre horas depois de aviões de guerra norte-coreanos terem voado perto da fronteira.

De acordo o jornal local Yonhap, citado pela Reuters, o exército sul coreano ordenou um destacamento de emergência de F-35 da Força Aérea depois de dez aeronaves norte-coreanas terem passado junto à fronteira. Momentos depois, a Coreia do Norte disparou um míssil balístico não identificado em direção às suas águas, ao largo da costa leste. 

O Estado-Maior da Coreia do Sul refere, em comunicado, que o lançamento foi feito às primeiras horas de sexta-feira (hora local) e que, anteriormente, os aviões norte-coreanos tinham voado a cerca de 12 quilómetros a norte da fronteira, entre o fim do dia de quinta-feira e o início de sexta-feira.

Coreia do Norte diz que tomou "fortes contramedidas militares"

O Governo da Coreia do Norte justificou, entretanto, que tomou "fortes contramedidas militares" após a Coreia do Sul ter encenado fogo de artilharia. A declaração do porta-voz do exército norte-coreano foi emitida na agência de notícias estatal KCNA, depois da Coreia do Sul ter informado que o Norte tinha disparado um míssil balístico para o mar.
 

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados