Coreia do Norte dispara dois mísseis de cruzeiro

17 ago 2022, 06:46
Míssil norte-coreano

Este é o primeiro lançamento de mísseis de cruzeiro pela Coreia do Norte desde janeiro

A Coreia do Norte disparou dois mísseis de cruzeiro para o mar da costa Oeste, avança a agência sul-coreana de notícias Yonhap, que cita fonte militar da Coreia do Sul.

"A Coreia do Norte disparou dois mísseis de cruzeiro em direção ao mar Amarelo a partir de Onchon, na província de Pyongan do Sul. As autoridades militares dos Estados Unidos e da Coreia do Sul estão a analisar pormenores como a distância de voo", disse um funcionário do Ministério da Defesa sul-coreano.

O mar Amarelo é um dos mares do Oceano Pacífico, entre a China, Coreia do Norte e Coreia do Sul.

Os disparos aconteceram enquanto decorria a conferência de imprensa do presidente Yoon Suk-yeol para assinalar o 100.º dia no cargo.

Este é o primeiro lançamento de mísseis de cruzeiro pela Coreia do Norte desde janeiro e acontece ainda no dia que a Coreia do Norte e que os militares americanos começaram os exercícios preliminares pouco antes do início do exercício anual combinado Ulchi Freedom Shield (UFS).

No discurso do dia de Libertação, há apenas dois dias, o presidente sul coreano revelou detalhes da "iniciativa audaciosa" destinada a ajudar o Norte a melhorar a economia no caso de tomar medidas de desnuclearização.

Enquanto o Norte está proibido de fazer lançamentos com mísseis balísticos sob as resoluções do Conselho de Segurança da ONU, o lançamento de mísseis de cruzeiro não viola as resoluções.

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados