Google volta atrás e decide manter cookies

23 jul 2024, 21:45
Google (EPA)

Gigante tecnológica cede à pressão dos anunciantes e mantém o rastreamento entre sites e aplicações para o seus mais de três mil milhões de utilizadores

A Google anunciou esta segunda-feira que vai manter os cookies dos navegadores Chrome, voltando atrás com a decisão da empresa anunciada há quatro anos, depois de vários anos de um braço de ferro com reguladores e a indústria da publicidade. 

Numa publicação do blog da empresa tecnológica norte-americana, a Google afirmou que vai manter os rastreadores disponíveis, mas vai passar a dar outras opções para que os utilizadores possam proteger a sua privacidade. "Uma nova experiência no Chrome" para permitir aos utilizadores ter o poder de decisão.

A decisão surge depois de vários anos de disputa da Google com empresas publicitárias e reguladores, que rejeitavam o plano Privacy Sandbox da companhia liderada por Sundar Pichai e as ferrramentas alternativas propostas.

A empresa anunciou o plano pela primeira vez em 2020, quando garantiu que, dentro de dois anos, iria terminar com os cookies, de forma a proteger a privacidade dos utilizadores.

As empresas publicitárias rejeitaram o plano, alegando que o plano da empresa obrigava-os a ter de passar a gastar os fundos nos novos produtos digitais de publicidade. 

Mas a Google não enfrentou apenas a reprovação do setor privado. Entre reguladores, a medida não foi bem vista. No Reino Unido, o regulador abriu uma investigação para perceber se o plano da Google afetava a concorrência da publicidade digital. 

O decorrer das investigações fez com que a empresa adia-se sucessivamente o prazo para terminar os cookies. 

Apesar de já estar em conversas com os reguladores, a Google não avançou com um prazo para o novo plano. 

“Desenvolvemos o Privacy Sandbox com o objetivo de encontrar soluções inovadoras que melhorem significativamente a privacidade online, preservando ao mesmo tempo uma Internet suportada por anúncios que suporta um ecossistema vibrante de editores, conecta empresas com clientes e oferece a todos nós acesso gratuito a uma ampla gama de conteúdos”, escreveu Anthony Chávez na publicação do blog.

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