Roberto Martínez anunciou a lista de convocados para os jogos contra a Polónia (12 de outubro) e Escócia (15 de outubro), ambos fora
Samú, que na verdade é Samuel Costa (Maiorca) e não o Samu do FC Porto (esse é espanhol), é uma das grandes novidades da convocatória do selecionador. Outra é Ricardo Velho, guarda-redes do Farense que tem feito exibições românticas na Liga Portuguesa.
"O Ricardo é o exemplo de como o trabalho, o profissionalismo, a dedicação e o esforço podem trazer qualquer jogador à seleção. O Ricardo está consistentemente a jogar a um bom nível, merece", justificou Roberto Martínez.
E Samú, porquê Samú? "O Samú tem histórico nas seleções jovens, é um jogador de um perfil muito interessante, é um perfil que não temos - dinâmico, enérgico, inteligente taticamente e depois joga com o pé esquerdo. Não temos no meio-campo um jogador que possa dar equilíbrio com o pé esquerdo. Acompanhámos o Samú durante muito tempo", afirmou o selecionador esta sexta-feira, em conferência de imprensa.
Em contrapartida saem Tiago Santos (Lille) e Quenda (Sporting). Roberto Martínez também clarificou por que motivo o fez: "O Tiago Santos e o Quenda estão num processo de evolução. Faz parte, não queremos queimar etapas, é importante que tenham uma experiência nos sub-21".
Roberto Martínez chamou 26 jogadores para as 3.ª e 4.ª jornadas da fase de qualificação da Liga das Nações: primeiro Portugal joga contra a Polónia (12 de outubro, em Varsóvia) e a seguir enfrenta a Escócia (15 de outubro, em Glasgow). É para jogar em ambos os casos pelas 19h45 (hora de Portugal Continental) e a seleção vai contar com Otávio e Francisco Conceição, que regressam depois de terem falhado por lesão os jogos inaugurais.
Portugal lidera o grupo A1, depois de vencer em casa a Croácia e a Escócia.
LISTA DE CONVOCADOS
Guarda-redes
Diogo Costa (FC Porto), Rui Silva (Real Betis) e Ricardo Velho (SC Farense);
Defesas
Rúben Dias (Manchester City), António Silva (SL Benfica), Renato Veiga (Chelsea FC), Gonçalo Inácio (Sporting CP), João Cancelo (Al-Hilal), Diogo Dalot ( Manchester United), Nuno Mendes (PSG), Nélson Semedo (Wolverhampton Wanderers);
Médios
João Palhinha (Bayern Munique), João Neves (PSG), Otávio (Al Nassr), Samú Costa (RCD Maiorca), Vitinha (PSG), Bruno Fernandes (Manchester United), Bernardo Silva (Manchester City), Rúben Neves (Al-Hilal), João Félix (Chelsea FC);
Avançados
Rafael Leão (Milan AC), Francisco Trincão (Sporting CP), Francisco Conceição (Juventus), Pedro Neto (Chelsea FC), Cristiano Ronaldo (Al Nassr) e Diogo Jota (Liverpool FC).