“Ela desbravou novos caminhos de construção de solidariedade”: Marcelo condecora Merkel

9 dez 2021, 11:27
Angela Merkel (EPA/CLEMENS BILAN)

Decisão do Presidente português conhecida um dia depois de Merkel ter passado a liderança da Alemanha a Olaf Scholz

Marcelo Rebelo de Sousa vai condecorar a antiga chanceler alemã, Angela Merkel, com o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique, lê-se numa nota divulgada esta quinta-feira no site da Presidência da República.

O Presidente da República decidiu condecorar Merkel "pela sua extraordinária contribuição para a União Europeia, desbravando novos caminhos de construção de solidariedade, bem-estar e diálogo entre os Estados-membros, para o bem dos povos da Europa e para além, num quadro de multilateralismo ativo".

Angela Merkel passou esta quarta-feira o poder a Olaf Scholz após 16 anos no executivo germânico. A cerimónia aconteceu no Parlamento alemão, onde a antiga chanceler foi ovacionada.

Olaf Scholz, o novo chanceler, foi eleito com 395 votos. A coligação de três partidos detém 416 dos 734 assentos na câmara baixa do parlamento.

Scholz foi formalmente nomeado chanceler pelo presidente da Alemanha e empossado pelo presidente do Parlamento.

O executivo de Scholz assume grandes esperanças em modernizar a Alemanha e no combate às alterações climáticas, mas enfrenta o desafio imediato de lidar com a fase mais difícil do país, associada à pandemia do coronavírus.

PR Marcelo

Mais PR Marcelo

Mais Lidas

Patrocinados