Há uma curiosa semelhança entre este Conclave e aquele que aconteceu há 12 anos
Passaram-se 12 anos desde o Conclave que elegeu o Papa Francisco e muita coisa mudou entretanto, mas há um pormenor que se mantém: quando todos os olhares estão focados na chaminé da Capela Sistina, a aguardar por sinais de fumo, uma gaivota posa junto à chaminé.
Aconteceu em 2013, quando foi eleito o Papa Francisco, tal comi capturado nesta fotografia, pelo fotógrafo Christopher Furlong.
E aconteceu este ano - uma gaivota posou durante largos minutos no telhado da Capela Sistina, junto à chaminé que revela o que se passa na reunião dos Cardeais para eleger o sucessor de Francisco.
Este é o primeiro dia do Conclave que vai eleger o sucessor do Papa Francisco. Os primeiros sinais de fumo deveriam ter sido libertados às 19h00 (hora local, 18h00 em Portugal Continental), mas já se passaram quase duas horas sem quaisquer sinais na chaminé - além da curiosa semelhança entre as gaivotas que elegem a chaminé como local de exibição.
