Rabino que fez de Abramovich português tem mais de 3 milhões depositados em bancos 

11 mar 2022, 21:28
Daniel Litvak, responsável da Comunidade Israelita do Porto

O líder da Comunidade Judaica do Porto foi detido pela Polícia Judiciária, no âmbito da investigação de vários processos sobre a obtenção de nacionalidade portuguesa por judeus sefarditas

Daniel Litvak, responsável da Comunidade Israelita do Porto pela emissão de certificados de descendentes de judeus sefarditas, tem mais de três milhões de euros depositados em contas bancárias em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente em Israel, para onde as autoridades acreditam que iria fugir.

O rabino foi detido no aeroporto do Porto, quando ia apanhar um voo para a Alemanha. Daí seguiria para Israel, onde tem parte da sua fortuna.

É suspeito de ter sido corrompido em dezenas de processos de naturalizações, sabe a TVI/CNN Portugal, sendo que há vários processos a correr no país, em diferentes comarcas.

O líder da Comunidade Judaica do Porto foi detido pela Polícia Judiciária, no âmbito da investigação de vários processos sobre a obtenção de nacionalidade portuguesa por judeus sefarditas, segundo avançou o Jornal de Notícias e confirmou a CNN Portugal. 

O rabino foi detido no aeroporto do Porto quando ia apanhar um voo para a Alemanha. Daí seguiria para Israel, onde tem parte da sua fortuna. Está agora na Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ, em Lisboa.

Em causa estão os crimes de tráfico de influências, corrupção ativa, falsificação de documento, branqueamento de capitais, fraude fiscal qualificada e associação criminosa.

Um dos processos em causa é o da concessão da nacionalidade portuguesa ao empresário russo Roman Abramovich, ao abrigo da Lei da Nacionalidade para os judeus sefarditas.

A quebra de sigilo bancário detetou movimentações financeiras de valores avultados, o que indicia as suspeitas de corrupção. Precipitou-se a detenção por ter surgido a informação que o líder da Comunidade Judaica do Porto se preparava para fugir.

A investigação segue os termos no Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal (MP/DIAP) Regional de Lisboa.

PJ apreende mais de 80 mil processos de naturalização 

A PJ vai seguir agora o rasto dos milhões encontrados nas contas do rabino, para tentar encontrar correspondência com alguns dos 80 mil casos de naturalização que ja ocorreram em Portugal desde 2011, por esta via. Nas buscas de ontem e hoje, a PJ apreendeu informação sobre esses 80 mil casos.

Relacionados

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Mais Lidas

Patrocinados