Morreu o ator Alfredo Sobreira, da Companhia de Teatro de Almada

Agência Lusa , AM
27 out, 13:37
Alfredo Sobreira

Ator tinha 91 anos

O ator Alfredo Sobreira morreu na madrugada de quarta-feira, em Lisboa, aos 91 anos, informou a Companhia de Teatro de Almada (CTA), estrutura artística de que fez parte durante 26 anos.

O corpo do ator estará em câmara ardente a partir das 17:00 desta quinta-feira, na Igreja de Santos, acrescenta uma nota da companhia, citando a família de Alfredo Sobreira.

Nascido em 1931, Alfredo Sobreira fez parte da CTA desde 1978, quando esta se instalou em Almada, até 2004, tendo ao longo de 26 anos participado em 23 espetáculos.

Da carreira do ator constam interpretações de personagens de textos de autores portugueses como Camilo Castelo Branco, Gil Vicente, António José da Silva, Romeu Correia, Virgílio Martinho, José Saramago, António Borges Coelho e Fonseca Lobo.

Criou também personagens de autores estrangeiros como Charles de Coster, William Shakespeare, Eugene O’Neill, Albert Camus, Dostoievski, Bertolt Brecht, Anton Tchekhov e Aristófanes.

O primeiro diretor da CTA, e seu fundador, Joaquim Benite, assim como Rogério de Carvalho, Fernando Gusmão, Vladislav Pazi, Jorge Listopad e Vítor Gonçalves foram encenadores que dirigiram Alfredo Sobreira.

Na televisão, o ator fez parte do elenco de séries como "Zé Gato" (1980), "Uma Cidade como a Nossa" (1981) e "Duarte e Companhia" (1985), tendo ainda participado em filmes como “Sem ela”, de Anna de Palma, e “O judeu”, do cineasta brasileiro Jom Tob Azulay, sobre o dramaturgo António José da Silva.

Artes

Mais Artes

Patrocinados