Comissão Independente já recolheu 424 testemunhos de abusos sexuais na igreja

Cláudia Évora , Notícia atualizada às 12:42
11 out 2022, 11:39

Inicialmente, tinham sido encaminhados para o Ministério Público 17 casos. Agora, existem mais 30 que vão seguir o mesmo procedimento

A Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais recolheu, desde o dia 10 de janeiro, 424 testemunhos validados, dos quais oito foram comunicados à comissão por dioceses. 

De acordo com o porta-voz Pedro Strecht, "a maior parte das situações encontra-se juridicamente prescrita" e isso explica "a grande diferença entre o número de situações recebidas pela comissão e aquelas que foram enviadas para o Ministério Público". Inicialmente, tinham sido encaminhados para a justiça 17 casos. Agora, existem mais 30 que vão seguir o mesmo procedimento, perfazendo assim um total de 47 casos a ser investigados. 

Pedro Strecht explicou que existem vários casos em que o alegado abusador "é referido por diferentes pessoas ao longo dos anos (...) e em locais diversos", o que significa que estes membros da igreja continuam a praticar estes crimes mesmo quando recolocados em paróquias diferentes. 

Através dos dados recolhidos até agora, haverá um número significativo de membros da igreja católica referidos como alegados abusadores ao longo deste período compreendido entre 1950 e 2022, confirmando a ideia, a cruzar com os dados resultantes do trabalho de pesquisa junto do arquivos da igreja, que o problema não só ocorreu, como atingiu uma grande expressividade", acrescentou. 

Neste balanço, que é realizado a cada três meses, a Comissão Independente referiu que as vítimas estão espalhadas por todas as regiões do país, com maior proporção de rapazes do que de raparigas. 

Pedro Strecht relembrou ainda que qualquer pessoa que tenha sido vítima de abusos sexuais por parte de membros da igreja católica, e que queira denunciar o seu caso à comissão, deve fazê-lo até 31 de outubro - data limite para os testemunhos terem relevância estatística para o relatório final - através dos seguintes meios:

  • Telefone: 917 110 000;
  • E-mail: geral@darvozaosilencio.org;
  • Através deste inquérito anónimo online;
  • Escrevendo e enviando documentos para a morada
    COMISSÃO INDEPENDENTE
    APARTADO 012079
    EC PICOAS – LISBOA
    1061 – 011 LISBOA

No entanto, a Comissão Independente assegurou que os casos que forem reportados depois dessa data não vão deixar de ser comunicados ao Ministério Público. 

Além de Pedro Strecht, fazem ainda parte da comissão Álvaro Laborinho Lúcio, juiz conselheiro jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, Ana Nunes de Almeida, socióloga e investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Daniel Sampaio, psiquiatra, professor catedrático jubilado da Faculdade de Medicina de Lisboa, Filipa Tavares, assistente social e terapeuta familiar, e Catarina Vasconcelos, cineasta.

Relacionados

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados