Cozinhou para 20 mas só tinha seis convidados? Saiba o que fazer com tantos restos

CNN , Casey Barber
25 dez 2022, 10:00
Puré

Depois de o último prato ter sido retirado da mesa e de todos – exceto a pessoa que ficou a lavar a louça – terem migrado para o sofá, é hora de começar a próxima parte da tradição.

Sim, é altura de separar e trabalhar com os restos.

Estas recomendações não são a descoberta do século. Oferecemos-lhes algumas opções que lhe darão algo para se entreter com o seu plano de refeição pós-férias. São alimentos que normalmente já apreciamos bastante, com os pratos transformados em receitas familiares.

Que nos desculpem as sandes do dia seguinte do costume e o empadão de peru. Desta vez, optámos por outro caminho.

Enchiladas de peru

Muitos recorrem ao peru picado como uma opção mais saudável numa variedade de receitas. Mas é igualmente fácil picar restos de peru e transformá-lo em comida de conforto. Comece por adicioná-lo à sua receita preferida de enchilada (ou taco ou burrito).

Experimente estas enchiladas de feijão preto com peru e sinta-se à vontade para substituir um molho enlatado ou congelado de enchilada de qualidade, caso não lhe apeteça fazê-lo de raiz depois do grande dia.

Use restos do peru para fazer enchiladas com feijão preto

Ainda tem mais peru para despachar depois de fazer uma dose de enchiladas? Congele porções extra de restos de carne e utilize-as em qualquer receita onde normalmente utilizaria o frango assado.

Bowls de legumes

A seguir aos dias de festa, utilize a batata doce assada e outros legumes numa bowl

Os bowls de cereais são um bom começo para utilizar restos de peru e de legumes. Recomendamos especificamente neste caso a couve-de-bruxelas e a batata doce assada.

Apesar de qualquer cereal funcionar como base para uma bowl de cereais, o farro, a quinoa e o arroz integral são alguns dos mais populares. Junte uma colher bem cheia de cereais, quentes ou à temperatura ambiente, com restos de legumes. Adicione qualquer outra verdura como a couve e uma proteína como o grão-de-bico.

Um molho de mostarda Dijon com limão pode complementar uma bowl de cereais feita com sobras de comida das festas

Para ideias para o molho, assalte o frigorífico ou faça algo novo - experimente um molho de mostarda Dijon com limão para dar cor ou uma versão de tahini com ácer, que seja doce e tenha frutos secos.

Waffles de recheio

Será que dá para fazer waffles? Sim, dá! Restos de recheio misturado com ovos e um toque de caldo ou molho são tudo o que precisa para transformar o recheio do dia de Natal num saboroso pequeno-almoço do dia seguinte.

Quer goste de recheio com pão branco ou com broa de milho, o processo de fazer waffles de recheio permanece o mesmo. Sirva os waffles cobertos com ovos da forma que quiser - escalfados, mexidos ou fritos - e junte uma rodela de salsicha ou algumas fatias de bacon, se quiser arriscar.

Muffins de recheio (ou stuffins)

Se prefere o forno em vez de ir buscar a máquina de waffles, pegue numa forma normal de muffins e encha-a de recheio. Ovos, peru ou presunto e espinafres congelados ou outros vegetais picados misturados com restos de recheio fazem destes uma opção para o pequeno-almoço ou um lanche a meio do dia.

Tanto os stuffins como os waffles de recheio podem ser congelados para reaquecer mais tarde - até três meses depois, quando pode voltar a apetecer-lhe comer novamente comida do dia de Natal.

Panquecas de puré de batata

Até o maior admirador de puré de batata tem de admitir que, passados alguns dias, a ideia de comer puré de batata reaquecido perde o seu encanto. Por isso, voltemos à frigideira.

As panquecas de milho, cheddar e puré de batata são uma forma de usar o que sobrou do banquete. Se também quiser picar finamente uma couve-flor assada extra e adicioná-la à mistura, também funciona.

Quem consegue recusar panquecas feitas de restos de puré de batata? Pontos de bónus se também incluir milho

Ou refastele-se com panquecas de batata ao estilo poutine, cobrindo-as com molho quente e pequenos cubos de cheddar branco ou queijo Monterey Jack.

Quiche de feijão-verde

Eis uma dica: compre uma base de tarte extra congelada e, em seguida, tire-a para fora durante o fim de semana para preparar uma quiche rápida com o resto da sua caçarola de feijão-verde.

Siga a receita básica da quiche de 4 ovos grandes, 1 chávena de leite (leite gordo, meio-gordo ou natas), 1 chávena de queijo ralado e 2 chávenas de legumes ou outras misturas para encher a sua base de tarte.

Asse previamente a base da tarte de acordo com as instruções da embalagem, em seguida, encha e leve ao forno a 180 graus durante 45 a 60 minutos, até a quiche ficar consistente no centro. Deixe repousar pelo menos 15 minutos antes de cortar.

Pizza de restos

Se esse tipo de refeição pós-festas lhe convém, faça esta pizza com restos e desfrute dos sabores clássicos numa fatia.

A massa de pizza refrigerada pode substituir a base caseira de pizza, e se quiser experimentar algo ainda mais substancial, transforme sua pizza numa calzone com algumas colheres de ricota. Sirva com molho ao lado.

Relacionados

Gastronomia

Mais Gastronomia

Na SELFIE

Patrocinados