Preço médio da gasolina em Portugal superou média europeia no terceiro trimestre

16 nov 2022, 12:26
Setor dos biocombustíveis em crescimento

No terceiro trimestre de 2022, Portugal praticou o 13º preço médio de venda de gasolina mais elevado da União Europeia

Os preços médios de venda (PMV) de gasolina simples 95, no terceiro trimestre de 2022, superaram a média europeia, de acordo com os cálculos da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Segundo o boletim divulgado esta quarta-feira, o preço da gasolina vendida coloca Portugal na 13ª posição dos países da União Europeia (UE) com os preços mais altos.

Segundo o documento, entre julho e setembro, o PMV da gasolina simples 95 na UE foi de 1,784 euros por litro, enquanto em Portugal foi de 1,827 euros por litro, no mesmo período. Sem Impostos, a gasolina custava 0,985 euros por litro na UE e 1,028 euros por litro em Portugal, no mesmo período.

O PMV da gasolina mais baixo foi praticado na Hungria e o mais alto verificou-se na Finlândia, observando-se uma diferença de 0,90 cêntimos por litro entre o preço mais baixo e o preço mais alto. Sem impostos, a ERSE aponta os países do leste da Europa, Malta e França como aqueles com os preços mais baixos da União Europeia.

No entanto, o mesmo não acontece com o preço do gasóleo vendido no mesmo período, que, segundo as contas do regulador da energia, coloca Portugal na 8ª posição na lista dos países que praticam os preços médios de venda mais baixos. Segundo o documento, entre julho e setembro, o PMV do gasóleo na UE foi de 1,858 euros por litro, enquanto em Portugal foi de 1,832 euros por litro, no mesmo período.

Sem impostos, indica a ERSE, Portugal ocupa a 15.ª posição dos países com PMV de gasóleo mais altos. No terceiro trimestre, o gasóleo custava 1,149 euros por litro na UE e 1,175 euros por litro em Portugal.

O preço mais baixo observou-se em Malta e o mais alto registou-se na Suécia, verificando-se uma diferença de 1,11 euros por litro entre o preço mais baixo e o preço mais alto. No leste da UE, a Hungria praticou o preço mais baixo. Sem impostos, os países da Europa de Leste, assim como Malta, tiveram os preços de gasóleo simples mais baixos da UE.

Gasolina em Portugal mais barata do que em Espanha

De acordo com o comunicado, o PMV sem impostos da gasolina em toda a União Europeia diminuiu 5 cêntimos por litro do segundo trimestre para o terceiro trimestre deste ano. Excluindo os impostos, Portugal praticou um PMV na gasolina 95 simples inferior ao de Espanha em 4 cêntimos por litro, sendo que com impostos, a venda de gasolina em Portugal continuou mais barata em 3,9 cêntimos por litro quando comparado com o país vizinho.

“Embora Portugal apresente uma maior carga fiscal (44%), no contexto da Península Ibérica, o PMV português foi cerca de 3,9 cêntimos por litro inferior ao de Espanha”, lê-se na nota enviada às redações.

Quanto ao gasóleo, a ERSE dá conta que entre os 27 Estados-membros, o preço aumentou, em média, 0,7 cêntimos por litro do segundo trimestre para o terceiro trimestre de 2022.

Relativamente à comparação com o país vizinho, sem impostos, a ERSE revela que os preços médios nacionais do gasóleo foram 3,9 cêntimos por litro mais baratos. “O peso fiscal em Portugal (37%) foi idêntico ao espanhol (37%), o que justificou a prática de PMV inferiores no nosso país”, indica o boletim.

Relacionados

Economia

Mais Economia

Patrocinados